A condecoração será entregue durante uma visita de Steinmeier a Cabo Verde prevista para outubro, disse à Lusa fonte da Presidência cabo-verdiana, depois de a atribuição ter sido anunciada num decreto presidencial de terça-feira, consultado hoje pela Lusa, e no qual José Maria Neves recorda o nível das relações entre os dois países e o apoio da Alemanha.

O país europeu é apontado como "um dos mais antigos e constantes parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde", tanto a nível oficial, como por parte da sociedade civil.

A Alemanha "tem sido uma parceira muito próxima de Cabo Verde junto de instituições internacionais de grande relevo para o nosso desenvolvimento, como a União Europeia, o Banco Mundial e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)", acrescenta-se ainda.

A distinção visa também reconhecer "o lançamento da primeira pedra para a construção do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo (Ocean Science Center Mindelo - OSCM), em 2014, na ilha de São Vicente, fruto de uma parceria entre o Ministério alemão para a educação e investigação e todo um aturado trabalho de mobilização de vontades e recursos".

O chefe de Estado cabo-verdiano realça que Frank Walter Steinmeier "tem sido testemunha privilegiada e promotor das relações entre a Alemanha e Cabo Verde", demonstrando claro empenho para que "elas atinjam patamares superiores", refere ainda o texto da condecoração.

ROZS/LFO // MLL

Lusa/Fim