O OnePlus 7 Pro é um dos dois smartphones que a tecnológica chinesa revelou esta terça-feira. Este modelo é um flagship, maior do que a versão padrão, mas destaca-se pelo display, que ao suprimir todas as molduras, obrigou a câmara frontal a migrar para outro lado. Desta feita, a OnePlus optou por colocar a lente numa pequena bandeja ejectável, que fica na aresta superior do equipamento. No entanto, e apesar de ser uma solução engenhosa para o problema da falta de espaço, o facto de integrar peças móveis, pode afastar alguns consumidores mais céticos, que temam pela durabilidade do componente. E foi para eles que a marca chinesa fez um vídeo muito especial.

tek oneplus 7

Com a ajuda de um bloco de cimento com mais de 22 quilos, a empresa conseguiu provar que a câmara não se quebra sem mais nem menos. Para isso, prendeu a ponta de uma corda ao bloco e enrolou a outra ponta à volta da câmara. Depois, com a ajuda de uma máquina, o telefone foi erguido, levando o bloco logo atrás.

A câmara em questão tem um sensor de 16 megapíxeis e foi testada para suportar mais de 300 mil movimentos, pelo que está concebida para durar mais de cinco anos, mesmo que o utilizador lhe dê um uso intensivo. Note que a câmara é capaz de recolher automaticamente quando o telefone deteta uma queda.

Apesar de impressionante e partilhável, importa sublinhar que testes como este são altamente controlados e fabricados com um propósito muito específico. O Samsung Galaxy Fold é talvez o melhor exemplo de como estas provas de durabilidade não são suficientes para comprovar a robustez de um equipamento. Recorde-se que a tecnológica sul-coreana gravou um vídeo onde mostra vários Fold a serem abertos e fechados de forma sucessiva, para comprovar a durabilidade do ecrã e da dobradiça. No entanto, pouco tempo depois de terem chegado às mãos dos jornalistas, as primeiras unidades de teste começaram a partir-se, ainda que por conta de uma película protetora que teria sido arrancada pelos utilizadores. Neste caso, há ainda o risco de pó ou líquidos ficarem presos na zona interior da câmara. Fica por saber de que forma isso poderá impactar a mesma.

Os novos OnePlus 7 vão chegar ao mercado em breve. Leia mais sobre os smartphones através deste link.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.