A Google quer que as passwords tenham cada vez menos peso na experiência dos utilizadores e é por isso que vai abrir os processos de autenticação às impressões digitais. Agora, se tiver um equipamento Android, poderá recorrer ao sensor biométrico para aceder às contas que tem nos serviços web da empresa. Em alternativa, os PINs também vão passar a ser utilizados.

Esta é a primeira vez que a Google abre a autenticação biométrica às versões web dos seus serviços. A mecânica só estava disponível em algumas aplicações, até à data.

A autenticação biométrica está disponível online através do Chrome para Android. Para configurar a funcionalidade na sua conta Google, consulte este link. É também possível pré-definir um outro método de autenticação, como PINs ou padrões.

tek android

Por esta altura, a funcionalidade está disponível apenas num conjunto selecto de equipamentos. O que ainda não está disponível é uma integração plena entre smartphone e desktop que permita utilizar o sensor biométrico do primeiro para desbloquear uma conta Google no segundo.

Nos próximos dias, o sistema deverá chegar a todos os smartphones com Android 7.0 ou superior. Todas estas versões permitem que o equipamento Android funcione como chave externa de segurança, o que pode despoletar uma atualização como a que mencionamos acima.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.