A Samsung revelou que vai renovar o aspeto da sua skin para Android. Doravante, o sistema operativo dos smartphones e tablets da marca vão contar com uma interface remodelada que terá por base um tema que a marca apresentou sob o nome One UI.

Nesta skin, os ícones surgem com cantos mais arredondados e os menus adotam uma estética mais minimalista. A ideia, como foi exposto pela Samsung, é atrair os olhos do utilizador para "o que interessa".

Outra das funcionalidades destacadas chama-se "Focus Blocks" e consiste numa forma de agrupar conteúdos semelhantes, para facilitar a navegação no equipamento. Principalmente, a tecnológica sul-coreana quer facilitar a utilização de telefones e tablets com displays de grande dimensão, acomodando as opções clicáveis em zonas confortavelmente alcançáveis do ecrã. Um dos exemplos deste último sistema é a forma como as mensagens vão passar a surgir na sua app correspondente, em que o terço superior da tela se transforma numa zona de visualização, ao passo que o resto condensa as opções interativas do programa. Se clicar numa mensagem, vai vê-la aparecer na zona superior, e se quiser escrever uma resposta, a zona de baixo desaparece para dar lugar a um teclado.

tek one ui

A Samsung não falou em detalhe da forma como esmiuçou e transformou o seu OS, mas afirmou que o Samsung Experience foi pormenorizadamente desmontado para dar lugar a uma versão mais confortável de utilizar.

Importa ainda ressalvar que vai existir um modo Noite, que dá um fundo negro às apps, e um modo cromático que lhe vai permitir adotar a cor do seu telefone como o tom base do software.

O One UI vai assim substituir o Samsung Experience que, por sua vez, substituiu o velhinho TouchWiz.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.