O presidente executivo da empresa vai fazer a apresentação de abertura do evento anual da Apple.

Após vários rumores de que Steve Jobs iria aparecer no Worldwide Developers Conference (WWDC), na Califórnia, Estados Unidos, a Apple confirmou a presença do líder. "O presidente executivo da Apple, Steve Jobs vai fazer a apresentação de abertura do Worldwide Developers Conference (WWDC) às 10 horas (18 horas em Portugal) no dia 6 de Junho", refere o comunicado.

No entanto, a empresa não confirma se esta será apenas uma aparição esporádica do carismático líder da Apple ou se ele já está, efectivamente, a regressar ao trabalho. Steve Jobs retirou-se da empresa por motivos de saúde e esta será a segunda ocasião em que o empresário aparece em público desde que tirou sua terceira licença médica, em Janeiro passado. Em Março, Steve Jobs subiu ao palco para apresentar o iPad 2. Fontes da administração da Apple garantem que, apesar de Steve Jobs estar de licença médica, ainda se mantém envolvido em decisões estratégicas da empresa.

O WWDC é um dos eventos mais aguardados da Apple, em que a tecnológica apresenta as últimas novidades. Segundo o comunicado da tecnológica norte-americana, será revelado no evento o ‘software' de próxima geração, a oitava versão do Mac OS X - Lion -, a próxima versão do avançado sistema operativo móvel - o iOS 5 - que é utilizado no iPad, iPhone e iPod Touch e, ainda, o iCloud, o novo recurso ‘cloud' da Apple. Em Wall Street, especula-se que o serviço multimédia baseado na nuvem competirá com Google e Amazon.

O WWDC vai contar com mais de 100 sessões técnicas apresentadas por engenheiros da Apple. Os programadores Mac vão ver e aprender como desenvolver aplicações para o Mac OSX Lion, com recurso às últimas tecnologias e funcionalidades. Os especialistas em aplicações para dispositivos móveis vão poder explorar as mais recentes capacidades e tecnologias do iOS e aprender como potenciar a funcionalidade, ‘design' e desempenho das suas ‘apps'. Todos os programadores podem trazer o trabalho em código que tenham desenvolvido para os laboratórios do WWDC e trabalhar em conjunto com engenheiros da Apple.

DE

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.