Abrir uma aplicação que tiver instalada no mais recente smartphone da Samsung, o Galaxy Note 20, diretamente no Windows 10 vai ser algo possível. Depois de uma parceria a longo prazo anunciada em 2019 com a Microsoft, a empresa sul coreana garante novidades para o Microsoft 365, Windows 10 e Xbox, tanto a nível do entretenimento pessoal, como do trabalho.

Consciente de que os utilizadores recorrem a uma variedade de equipamentos diariamente, as empresas querem garantir uma experiência integrada. Numa altura em que a app da Microsoft lançada em 2017, O seu Telemóvel, permite gerir fotografias e outros ficheiros do smartphone, enviar e receber mensagens, assim como também notificações, e conta com uma funcionalidade exclusiva para alguns equipamentos Galaxy, há mais novidades a caminho.

Com o Galaxy Note 20, que o SAPO TeK já experimentou, a chegar ao mercado português a 21 de agosto em duas versões, uma com 5G e outra sem 5G, neste modelo pode, por exemplo, abrir a aplicação do WhatsApp no telemóvel no Windows 10. Numa primeira fase, só vai ser possível executar uma app, mas a Microsoft garante que em breve isso vai mudar.

Ao nível da produtividade, vai poder tomar notas no Galaxy Note 20, receber uma chamada e não poder atender, e colocar imediatamente nos lembretes para ligar mais tarde, sincronizado com a agenda do Outlook. As tarefas podem ser rapidamente sincronizadas, quando têm os equipamentos emparelhados. Sejam fotos, notas ou documentos, podem ser acedidos diretamente do PC.

Veja as imagens do Galaxy Note 20 e do Galaxy Note 20 Ultra

Novidades também para os amantes de gaming

Mas as novidades com a Microsoft não se ficam por aqui. A Xbox vai estar presente nos equipamentos Samsung. Foi o próprio patrão da Xbox, Phil Spencer, que revelou a novidade no Unpacked deste ano. Há muito que a Microsoft deseja criar um ecossistema de cloud gaming para o PC, smartphones e consolas. A chegada ao Game Pass Ultimate do serviço xCloud no próximo dia 15 de setembro, e a parceria com a Samsung, a maior fabricante de smartphones atualmente, é uma jogada arrojada da Microsoft para chegar a mais jogadores.

Os equipamentos da Samsung recebem assim três meses de Game Pass Ultimate, permitindo experimentar o serviço com mais de uma centena de jogos, incluindo novidades First Party dos estúdios da Microsoft. O novo acessório MOGA permite emparelhar com o sistema de cloud e jogar do smartphone com um comando real.

Desde que a Samsung apresentou o DeX em 2017 a solução de ligação ao PC já evoluiu muito. A doca de ligação ao PC já foi grande, sendo reduzida a um cabo, e agora desaparece completamente, bastando uma ligação de rede WiFi. Com o Note 20 ou o Note 20 Ultra, assim como o Tab 7, o Samsung DeX pode ligar automaticamente o smartphone a uma Smart TV, mas também um tablet. A partir do telemóvel pode fazer a gestão de dois ecrãs em simultâneo, abrindo vários documentos ou mostrando e enviando mensagens de texto enquanto está a ver um vídeo ou a jogar.

No evento desta semana, a Samsung revelou ainda o Galaxy Note 20 Ultra, que o SAPO TeK também teve oportunidade de experimentar, e outros equipamentos. O novo smartphone dobrável, Galaxy Z Fold2, o Galaxy Tab 7, o Galaxy Watch 3 e os novo Galaxy Buds foram as novidades apresentadas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.