Estar envolvido no desenvolvimento da criptomoeda Libra foi “a coisa mais emocionante” em que Kevin Weil, diz já ter trabalhado. O VP de produto da wallet Calibra  defendeu, no Centre Stage do Web Summit, “a menina dos seus olhos” das questões regulatórias e de outras críticas, apontando vantagens da “moeda digital” do Facebook e das criptomoedas no geral.

Para percebermos os benefícios que as criptomoedas podem fazer Kevin Weil sugeriu recuarmos 20 anos e pensarmos que de início enviávamos SMS, mas em “pequenos grupos”, dentro da mesma rede e “localmente”, porque saindo desses “pequenos grupos” havia um custo associado. E elevado.

“Com a internet as barreiras diminuíram e tudo mudou e passámos a ter um sistema descentralizado (…) e depois de 20 anos podemos enviar vídeos em streaming para o outro lado do mundo, instantaneamente e de forma gratuita”, contextualizou Kevin Weil. “A questão que se coloca hoje é: podemos fazer pelo dinheiro o que a internet fez pela informação?”.

O co-autor da Libra acredita que a situação do sistema financeiro é muito idêntica ao que acontecia com as telecomunicações há 25 ou 30 anos atrás: é um sistema relativamente fechado, há grandes barreiras à entrada, não há muita concorrência, é difícil inovar e é “caro” para as pessoas. “E se pudéssemos descentralizar a infraestrutura e ter um sistema que tornasse gratuito mandar dinheiro de um lado para o outro. Se tivermos isso penso que podemos fazer muito por muita gente e tornar o mundo melhor”.

Sobre as criptomoedas no geral, Kevin Weil considera que estamos numa altura em que é possível começar a escalar, por isso o desenvolvimento da Libra.

“Aquilo que nos motiva com a Libra é a ideia de tornar a infraestrutura financeira disponível a mais pessoas no mundo inteiro e fazer com que o sistema financeiro se torne dramaticamente mais barato para todos”.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?

Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.