Vinte e oito dias chegaram para compor um álbum rico em paisagens espaciais de tirar o fôlego. Em fevereiro, os astros voltaram a posar para a foto e os resultados estão à vista.

No mês passado, registaram-se imagens tão "simples" quanto a de dia 12, em que o fotógrafo Olivier Staiger contemporizou o tempo para apertar o obturador no momento exato em que um avião se sobrepunha à lua crescente e brilhante que decorava a noite daquele dia. O rasto vermelho deixado pela aeronave é reminiscente de um raio laser, que parece emanar do astro, compondo um belo efeito, merecedor do fundo de qualquer smartphone.

No entanto, não foi só de imagens simples que se fizeram os dias de fevereiro, uma vez que a 17 de fevereiro, diretamente de Marte, chegou à terra um registo opulento da sombra de um rover que a NASA mantém em operação no planeta vermelho.

Para os fãs de cor destacamos a imagem do dia 18, onde surge, gigante, uma aurora boreal, que por alguns minutos serviu de moldura a um cenário nevado, na Islândia.

Os melhores registos espaciais continuam a ser diariamente destacados pela NASA, no âmbito do projeto Astronomic Picture of the Day, que pode consultar através deste link. Na galeria abaixo, pode ver todos os registos destacados no mês de fevereiro.

Veja ainda os melhores vídeos do mês

5 de fevereiro de 2019

Perijove 16: Passing Jupiter
Créditos: NASA, Juno, SwRI, MSSS, Gerald Eichstadt;
Music: The Planets, IV. Jupiter (Gustav Holst); USAF Heritage of America Band (via Wikipedia)

19 de fevereiro de 2019

Comet Iwamoto Before Spiral Galaxy NGC 2903
Créditos: Norbert Span

24 de fevereiro de 2019

The Expanding Echoes of Supernova 1987A
Créditos: David Malin, AAT

26 de fevereiro de 2019

Simulation TNG50: A Galaxy Cluster Forms
Créditos: IllustrisTNG Project; Dylan Nelson (Max Planck Institute for Astrophysics) et al; Symphony No. 5 (Ludwig van Beethoven), via YouTube Audio Library

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.