Depois da captura pelo braço robótico Canadarm2, os controladores de solo instalaram com sucesso o Kounotori 8 H-II Transfer Vehicle (ou HTV-8), da Agência Aeroespacial japonesa, este sábado, dia 28 de setembro.

A espaçonave, cujo nome Kounotori significa "cegonha-branca" em português, entregou seis novas baterias de iões de lítio às respetivas placas adaptadoras, destinadas a substituir as antigas baterias de níquel-hidrogénio. As novas baterias serão instaladas através de uma série de procedimentos robóticos e passeios espaciais que os membros da tripulação da ISS deverão conduzir mais para o final do ano.

Além disso, a nave japonesa também levou a bordo ferramentas para realizar experiências adicionais, nomeadamente a atualização da CBEF-L (Cell Biology Experiment Facility), um pequeno satélite de sistema de comunicação ótica (SOLISS) e carga útil para testar os efeitos da gravidade no pó e em material granular (Hourglass).

A HTV-8 ficou acoplada na porta mais virada para a Terra do módulo Harmony, tornando-se no quinto veículo atualmente ligado à Estação Espacial Internacional.

A par da espaçonave japonesa, estão no “parque de estacionamento” da ISS, acopladas a diferentes partes da estrutura, três naves russas de transporte de tripulação Soyuz – a MS-12, a MS-13 e a MS-15 –, assim como a nave de reabastecimento, igualmente russa, Progress 73.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.