A Yousician quer “democratizar” o acesso à aprendizagem musical e ajudar os utilizadores a encontrar a sua identidade criativa através da sua plataforma para Android e iOS. A aplicação é especialmente direcionada para quem ambiciona ser um autêntico “virtuoso”, mas ainda está a dar os primeiros passos no mundo da música.

Desenvolvida por uma equipa de programadores finlandeses, a Yousician promete ser uma escola de música na palma da sua mão. A aplicação conta com lições e exercícios para quem quer aprender a treinar a sua voz ou então a tocar instrumentos como piano, guitarra, baixo e até mesmo ukulele.

Para começar a aprender precisa apenas do seu instrumento de escolha e da aplicação. Através do microfone do smartphone, o sistema por trás da Yousician é capaz de identificar se o utilizador está a tocar ou a cantar as notas corretas, dando-lhe feedback acerca do seu desempenho musical.

Além de contar com mais de 1.500 lições, exercícios e missões destinadas a melhorar a sua performance, a aplicação disponibiliza tutoriais em vídeo para que não perca o “fio à meada” quando se deparar com alguma dúvida. Para tornar as coisas mais competitivas, a Yousician apresenta aos utilizadores um desafio semanal, onde poderão competir com os milhões de aspirantes a “estrelas musicais” que também a usam.

A aplicação encontra-se disponível tanto na Play Store como na App Store. Embora o download da sua versão base seja gratuito, os utilizadores podem também subscrever a diversos planos pagos, consoante as suas ambições musicais e a “disponibilidade” da sua carteira, indo dos 4,99 até aos 241,99 euros de acordo com a modalidade escolhida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.