As fotografias com um aspecto vintage tomaram conta do Instagram e, em grande parte, a culpa é da app HUJI Cam que traz a experiência das câmaras analógicas para o smartphone, mas sem a parte de ter que revelar um rolo.

Disponível quer para iOS quer para Android, a app capta imagens simulando o mesmo efeito lens flare, com manchas de luz na fotografia, típico da clássica câmara descartável da Fujifilm, a QuickSnap.

[caption]tek fujifilm[/caption]

Aqui não é o utilizador que determina qual é o efeito usado, com o tratamento da imagem a ser feito aleatoriamente com base no cenário e na iluminação disponível.

Ao abrirmos a aplicação, encontramos um ambiente muito semelhante às referidas câmaras, com um visualizador no canto esquerdo a simular o visor das Fujifilm e três botões: shooting para tirar a foto, flash e lab.

Esta opção “esconde” o nosso reel e outras especificidades da aplicação, tal como a possibilidade de selecionar entre diferentes formatos de data, ativar ou desativar a data nas fotografias e, ainda, a opção curiosa de poder usar sempre uma data do ano de 1998.

Depois de tirar uma fotografia vai ter que esperar uns segundos para poder ver o resultado final enquanto, como nos velhos tempos, esta é “revelada”.