A data de estreia em Portugal do serviço era uma das informações que faltava e hoje a Microsoft confirmou, através do Xbox Wire, que a partir de 15 de Setembro vai estar disponível o serviço de cloud Gaming xCloud. Ainda é uma versão beta limitada ais utilizadores do Xbox Game Pass Ultimate, mas Portugal é um dos 22 países que estreia o novo serviço.

Há duas semanas a Microsoft revelou as últimas novidades na área de gaming, e adiantou que no mês de setembro seria posto à prova o Gaming XCloud, mas sem indicar o dia nem os primeiros países que iam ter acesso. Outros detalhes foram porém confirmados, como o facto do serviço ser  adicionado ao Xbox Game Pass Ultimate sem custos adicionais, o que significa que os subscritores poderão aceder a um catálogo com mais de 100 títulos a partir de um simples smartphone.

O sistema é compatível com toda a arquitetura Xbox, por isso, será possível jogar com a base instalada de mais de 100 milhões de utilizadores na rede. Na prática, segundo a Microsoft, quando o esperado Halo Infinite for lançado, poderão jogar entre gerações e entre diferentes equipamentos nos mesmos servidores, seja no conforto do sofá na consola, na secretária do PC ou numa viagem de comboio no smartphone.

Phil Spencer já garantiu que a empresa não quer "empurrar os utilizadores para a nova geração de consolas, e por isso, mesmo com o lançamento da nova Xbox Series X, durante os próximos anos, os jogos da empresa serão lançados também na Xbox One, suportando cross-play, para que amigos possam jogar juntos em plataformas e gerações diferentes.

Parte dessa estratégia tem sido reforçada com a tecnologia Smart Delivery, com diversos estúdios já envolvidos, em que um jogador que compre um jogo na geração atual, poderá atualizá-lo gratuitamente, quando entender adquirir a próxima consola da marca. Jogos como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed: Valhalla e Far Cry 6 são exemplos disso.

No Xbox Games Showcase a Microsoft voltou a mostrarmostrou jogos do catálogo Xbox, depois de uma primeira apresentação onde foram revelados alguns títulos, sobretudo produzidos por editoras externas. Entre as novidades espera-se a primeira amostra de Halo Infinite, um dos grandes exclusivos das plataformas da Microsoft, que deve intergrar o serviço xCloud no seu lançamento.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.