O protótipo já era impressionante, mas transformar a TV que se enrola num produto comercial ao fim de um ano também é, e por isso mesmo a LG OLED TV R é provavelmente o anúncio que marca os primeiros dias de antecipação da CES 2019, que começa hoje, mas só daqui a umas horas devido à diferença de fuso horário entre Portugal e Las Vegas.

LG trouxe um portfólio impressionante de TVs para a CES, mas também muitas ideias à volta da inteligência artificial e da forma como pode melhorar as nossas vidas. Com a ajuda de robots e a capacidade de saber mais sobre os nossos hábitos, a forma como pensamos e as nossas emoções. No keynote de abertura oficial da feira, IP Park, presidente e CTO da LG Eletronics, foi acompanhado pelo CLOi, um assistente inteligente que é mais do que um mordomo e se torna um companheiro. E defendeu mesmo que no futuro todos vamos ter um assistente como o Jarvis do Homem de Ferro.

A ideia é que a inteligência artificial ajude a fazer evoluir o conceito de casa inteligente e nos livre do peso da decisão. Que tipo de lavagem devo usar na máquina da roupa? E está bom tempo para por a secar? Essas são decisões que os agentes inteligentes podem tomar, mas isso só pode acontecer se conhecerem as nossas preferências, emoções e intenções. "Isso permite que a IA pense por mim em vez de só debitar informação", defende, lembrando que em qualquer relação quanto mais e melhor se conhecem os companheiros melhor funciona.

Os televisores não foram protagonistas do Keynote mas ocuparam o devido espaço na conferência reservada à imprensa na manhã de dia 7, e o OLED TV R ofuscou todos os outros anúncios. Na prática a LG conseguiu usar a tecnologia para tornar o ecrã flexível e conseguir enrolar toda a tela dentro de um móvel.

Desta forma evita a presença de um enorme retângulo preto na sala quando a TV não está a ser utilizada, um empecilho para o qual as fabricantes de TVs há muito procuravam uma solução, com tentativas de exibir quadros, imagens dinâmicas ou mesmo fotografias.

O sistema permite desenrolar totalmente o ecrã, ter a tela toda recolhida ou mostrar apenas uma parte, com funções simplificadas como o relógio ou a reprodução de música.

O modelo de 65 polegadas vai estar à venda ainda este ano mas o preço não foi revelado. Serão ainda disponibilizadas outras dimensões.

 O SAPO TEK vai explorar todos os espaços da CES 2019 e trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.