Trata-se do boletim informativo Voz do Empresário, que estabelece o diálogo permanente entre os empresários e os tomadores de decisão, e da plataforma electrónica Step-in ACIS (SIA) que, entre outros, permite a interacção directa entre os membros da ACIS, além de apoiar na concretização dos principais objectivos da associação, que passam pela defesa dos interesses dos empresários, no geral e dos seus associados em particular.

O Presidente da ACIS, Luís Magaço Júnior, disse, na abertura do evento que com o advento destes dois instrumentos, os empresários têm um mecanismo para colocar as suas preocupações e aspirações, , possibilitando o atendimento das suas preocupações em tempo útil.

“Não mais vamos registar as preocupações por via telefónica, e-mail ou carta, pois temos estas ferramentas com um registo automático onde a resposta pode ser escrutinada, permitindo ao empresário fazer o follow up do problema apresentado”, afirmou.

Por seu turno, o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, referiu que as plataformas desenvolvidas pela ACIS vão permitir que os empresários que operam em Moçambique aproximem-se cada vez mais das reformas necessárias para a melhoria do ambiente de negócios no país.

“Vale a pena referir que o governo tem encorajado iniciativas destas e, nós, como CTA, estamos prontos para prestar todo suporte necessário ao desenvolvimento de acções administrativas, visando o reforço do movimento associativo”, disse.

Para o Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, a iniciativa da ACIS reafirma o posicionamento do sector privado, perante o governo, como parceiro fundamental de desenvolvimento.

“Sem informação não há comércio e não há economia. Quero felicitar a ACIS por este boletim e pela plataforma lançada e dizer que estou disponível para ajudar que o Step-in ACIS de facto resolva problemas, pois tenho a convicção de que os monopólios não são bons, em qualquer ramo da vida. Portanto, a diversidade, a competição e a troca de ideias é sempre frutuosa. E nós como governo, estamos atentos a todas as iniciativas que possibilitam estes condimentos”, finalizou.

Para acessar ao SIA os empresários têm de digitar o endereço www.acismembers.com

O Boletim “Voz do Empresário” é publicado mensalmente.