Para o efeito, foi lançada, no passada dia 06, no distrito de Marracuene, província de Maputo, a primeira pedra para a construção, à base de garrafas de vidro, do novo Centro de Dia, uma infra-estrutura sustentável, onde cerca de 40 mães da Cooperativa Luana Semeia Sorrisos, vão poder desenvolver actividades de reciclagem.

A Directora Geral da Pernod Ricard Moçambique, entidade patrona do projecto, sublinhou, na ocasião, que a ideia é fomentar o empoderamento feminino e tornar estas mães auto-suficientes.

“Depois de conhecermos a história da Luana Semeia Sorrisos, não podíamos ficar indiferentes às narrativas das mulheres que a Cooperativa apoia todos os dias, mulheres que foram abandonadas pelas famílias, lutadoras e empreendedoras, que podem melhorar as suas vidas e as das suas famílias, através da criação de próprios empregos”, afirmou.

A iniciativa, que apoia o SDG 12 das Nacoes Unidas, “Consumo e Produção Responsável” enquadra-se na realização da 9ª edição de Responsabilidade Social a nível mundial, e 4ª edição em Moçambique, um marco em que 86 filiais da Pernod Ricard, em mais de 100 países, 19.000 pessoas, dedicam o dia a apoiar as comunidades.  

Segundo Helena Dionísio, desde que a entidade iniciou projectos de Sustentabilidade e Responsabilidade em Moçambique, a agremiação sente melhorias na gestão de resíduos sólidos.

Decidimos recolher as garrafas de todas as nossas marcas, em alguns pontos da cidade de Maputo, entregamos uma máquina de corte de vidro à Cooperativa e a partir dai, criamos condições para que estas mulheres possam transformar as nossas garrafas em objectos utilizáveis, no nosso dia-a-dia, seja em casa, seja em estabelecimentos comerciais, participar em feiras e desenvolver uma fonte de rendimento”, disse Helena Dionísio, acrescentando que “as nossas marcas são centenárias e algumas com mais de 300 anos de história, já se reinventaram várias vezes e tal como elas, queremos reinventar novas formas de utilização para as garrafas, e reinventar uma nova vida para esta comunidade”.

A Pernod Ricard é uma empresa familiar francesa que, detém um dos portfólios mais diversificados do mundo, com marcas que incluem Absolut Vodka; Ricard Pastis; Ballantine's; Chivas Regal; Royal Salute e The Glenlivet Scotch Whisky; Jameson Irish Whisky; Martell Conhaque; Havana Club Rum; Beefeater Gin; Malibu licor; Mumm e Perrier-Jouët champagnes; bem como os vinhos Jacob's Creek, Brancott Estate, Campo Viejo e Kenwood.

Presente em Moçambique desde 2015, apoia vários projectos sociais, a Pernod Ricard Moçambique está fortemente comprometida com uma política de desenvolvimento sustentável e incentiva o consumo responsável. A estratégia e a ambição da Pernod Ricard, é baseada em três valores-chave que guiam sua expansão: espírito empreendedor, confiança mútua e forte senso de ética.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.