Entre 20 mil e 25 mil pessoas, pelas estimativas dos organizadores do protesto feitas ao diário SME, reuniram-se na capital eslovaca no que foi a maior das dezenas de cerimónias convocadas para assinalar o assassínio de Jan Kuciak, de 27 anos, e da noiva, Martina Kusnirova.

A crise motivada pelo assassínio de Kuciak, que investigava assuntos de corrupção, provocou a demissão do primeiro-ministro.

Quando o assassínio de Kuciak e de Kusnirova foi feito, o jornalista preparava-se para publicar um documento com relações presumíveis entre políticos eslovacos e a máfia italiana, bem como sobre fraudes na utilização de fundos agrícolas europeus.

O pai do jornalista assassinado, Jozef, afirmou aos manifestantes que o seu filho tinha sido seguido simultaneamente pelos serviços secretos, pela polícia e pelo empresário de quem Kuciak suspeitava que era corrupto.

O presidente eslovaco, Andrej Kiska, declarou à comunicação social que Kuciak “tinha sido morto apenas porque queria revelar a verdade sobre personalidades que pareciam intocáveis”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.