A polícia de Essex informou que um homem e uma mulher de 38 anos, ambos residentes em Warrington (norte de Inglaterra), e um homem de 45 anos, da Irlanda do Norte, foram libertados depois de interrogados.

Todos foram detidos por suspeita de tráfico de seres humanos e homicídio involuntário.

Segundo a imprensa britânica, a mulher agora libertada é a última proprietária conhecida do camião Scania utilizado para transportar o contentor frigorífico.

Os jornais, que ouviram a mulher e o marido – o outro detido de 38 anos - antes de serem detidos, escrevem que ambos negam qualquer envolvimento no caso e afirmam ter vendido o camião há cerca de um ano.

Os três suspeitos agora libertados ficam sob controlo judicial, o casal até 11 de novembro e o outro homem até 13 de novembro.

As autoridades britânicas descobriram na quarta-feira 39 migrantes mortos dentro de um camião frigorífico no parque industrial de Grays, junto ao porto de Essex, cerca de 30 quilómetros a leste de Londres.

No sábado, o motorista do camião, um norte-irlandês de 25 anos, foi acusado de 39 crimes de homicídio involuntário, conspiração para o tráfico de pessoas e conspiração para o branqueamento de capitais obtidos através da imigração ilegal.

O suspeito, identificado como Maurice Robinson, deve ser presente a tribunal na segunda-feira.