“Cerca de 500 mil residentes do Oregon foram retirados e esse número continua a crescer”, informaram na quinta-feira as autoridades, em comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os fogos florestais estendem-se por 365 mil hectares, “um recorde” no Oregon, segundo a nota. Os bombeiros combatem 37 incêndios em simultâneo naquele estado, de acordo com o Gabinete de Gestão de Emergência do Oregon.

O número de pessoas forçadas a deixar as suas casas representa mais de 10% dos cerca de 4,2 milhões de habitantes naquele estado.

Um incêndio na localidade de Molalla, no condado de Clackamas, cerca de 50 quilómetros a sul de Portland, levou a polícia a percorrer as ruas com um altifalante, gritando “Evacuar agora”. A medida forçou 9.000 pessoas a deixar as suas casas naquela localidade.

Uma prisão para mulheres nos arredores de Portland foi evacuada “por precaução”, informou o departamento correcional do Oregon, citado pela agência Associated Press (AP), com as detidas a serem transferidas para outras instalações.

O Oregon está a enfrentar incêndios “sem precedentes” na sua história, segundo a governadora daquele estado, Kate Brown, que previa, já na quarta-feira, “numerosas perdas, em termos de edifícios e vidas humanas”.

As autoridades não fizeram ainda um balanço oficial do número de vítimas no Oregon.

Segundo a AP, pelo menos quatro pessoas morreram naquele estado nos últimos dias, de acordo com a contagem da agência, que noticiou três mortos na quarta-feira, incluindo um menor de 12 anos.

Os incêndios continuam a devastar a costa oeste dos Estados Unidos, forçando milhares a fugir e destruindo centenas de habitações.

Cerca de 14 mil bombeiros continuam a combater os incêndios florestais que se estendem do estado de Washington, que faz fronteira com o Canadá, até San Diego, no sul da Califórnia.

Além das vítimas mortais no estado do Oregon, os incêndios provocaram nos últimos dias 10 mortos na Califórnia (sete na quinta-feira e três na véspera, no condado californiano de Butte), também segundo a AP. Há ainda a registar uma morte no estado de Washington, um bebé de um ano, na quarta-feira.