Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,07%, o tecnológico Nasdaq valorizou 1,05% e o alargado S&P500 subiu 0,58%.

"O Nasdaq liderou a subida porque os investidores começaram a comprar os títulos da Apple e da Nvidia, que estavam em baixa, depois de um acesso de fraqueza", comentou Edward Moya, da Oanda.

A Nvidia, que fabrica os muitos procurados 'chips' para o desenvolvimento da inteligência artificial, fechou na sexta-feira em baixa de quase 10% desde o início do mês. Mas hoje o título beneficiou de comentários positivos de analistas da JP Morgan e da Morgan Stanley e avançou 7,09%.

Já a Apple concluiu em alta de 0,94%.

De resto, "não houve qualquer notícia macroeconómica" no visor dos investidores, sublinhou Peter Cardilloda da Spartan Capital.

Na terça-feira, os investidores vão ver o comportamento do consumidor norte-americano, o motor da economia dos EUA, através das vendas do comércio retalhista em julho, que os analistas esperam que tenham crescido 0,4%, mais do que em junho.

Também vai ser divulgado o índice dos preços da importação, um dos contribuintes para a variação dos preços no consumidor, e começada a divulgação de resultados de grandes nomes da distribuição, da Home Depot à Walmart.

RN // MSP

Lusa/fim