No mês de outubro, o índice de preços na produção industrial situou-se "em -5,0%, superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao observado no mês anterior", sendo o terceiro mês consecutivo em que a taxa de variação homóloga apresenta quedas menos intensas que no mês precedente, justifica o INE.

O instituto de estatística refere ainda que os agrupamentos de energia e de bens intermédios apresentaram em outubro reduções homólogas de 14,8% e 6%, respetivamente, contra quedas de 15,6% e 6,5% em setembro, pela mesma ordem, tendo contributo no conjunto com menos 5,7 pontos percentuais (p.p.) para a diminuição do índice total.

Além disso, tanto a energia como os bens intermédios, continuaram a ser os "mais determinantes" para a contração homóloga do índice agregado (-5%), adianta.

Se se excluir a energia, a queda homóloga do índice total foi -1,9% em outubro (igual valor em setembro), prossegue o INE.

Em termos mensais, por sua vez, os preços na produção industrial caíram 0,2%, contra um recuo de 0,5% em outubro registado no ano passado.

JS // MSF

Lusa/Fim