Numa nota de esclarecimento, a GNR relatou que na sexta-feira, pelas 23:00, os militares da Guarda foram alertados para uma "suposta" situação de agressões, "possível esfaqueamento", no interior de uma habitação em Chancelaria, no concelho de Alter do Chão.

Já no local, os militares da Guarda (duas patrulhas) depararam-se com um homem "bastante alterado", no interior da sua habitação, e que "ameaçava suicidar-se e provocar uma explosão de duas botijas de gás".

"Ao aperceber-se da presença das patrulhas, o suspeito correu em direção aos militares ameaçando com uma faca e um vidro. Em ato imediato, o suspeito conseguiu introduzir-se na viatura da Guarda e colocou-se em fuga", lê-se na nota.

A GNR relata que acionou diversas patrulhas dos comandos mais próximos, no sentido de conseguir localizar e deter o suspeito e recuperar a viatura, situação que ocorreu na madrugada de hoje, em Vila Nova da Barquinha.

Na nota, a GNR indica ainda que foi acionada assistência médica para o local, pois o detido apresentava "alguns ferimentos não relacionados com a intervenção da Guarda".

O detido, com antecedentes criminais, vai ser presente a um juiz no Tribunal de Tomar (Santarém).

A GNR dá ainda conta de que foi aberto um processo de averiguações, "para melhor apuramento" dos factos.

HYT // TDI

Lusa/Fim