Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,2%, o alargado S&P500 progrediu 0,4% e o tecnológico Nasdaq ganhou 0,7%.

A bolsa tem estado confrontada desde o verão com a subida dos rendimentos dos títulos de dívida pública no mercado obrigacionista, o que afetou os preços de toda a espécie de investimentos.

Os rendimentos sofreram evoluções contrárias, depois de um relatório sobre a inflação indicar que esta foi mais forte em setembro do que os economistas esperavam.

Mas na quinta-feira é esperado outro relatório sobre os preços com os economistas a esperarem que indique um arrefecimento.

Apesar de aquele relatório ter saído acima das expectativas, a economista-chefe da High Frequency Economics, Rubeela Farooqi, considerou que não iria mudar o seu entendimento de que a taxa de juro de referência da Reserva Federal (Fed) já está no seu máximo.

No mesmo sentido, o economista-chefe da EY, Gregory Daco, disse que "os dirigentes da Fed estão cada vez mais confortáveis com o facto de a subida da taxa em julho pode ter sido a última neste ciclo histórico de endurecimento" monetário.

Uma Fed com a sua política monetária em suspenso pode dar algum oxigénio para os mercados financeiros.

RN // RBF

Lusa/fim