Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 28 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Uma mulher foi beijada sem consentimento, outra deixa de comer pelo homem que deu o beijo

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

No dia em que o Ministério Público espanhol abriu um inquérito a Luís Rubiales por possível agressão sexual à jogadora Jenni Hermoso, a mãe do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol entra em greve de fome pela "caça desumana e sangrenta" ao filho.

É certo que não se pode pedir a uma mãe distância e racionalidade perante as ações de um filho, mesmo que essas estejam aos olhos de toda a gente e comecem a ser conhecidas outras idênticas. Mas é exatamente isso que se pode pedir às instituições que têm o dever de analisar, e até comentar, este caso. Estranho é, por isso, que só quase uma semana depois a Federação Espanhola de Futebol tenha decidido reunir de emergência para lidar com este caso, a reunião acontece hoje pelas 15h.

O beijo que Jenni Hermoso garante não ter sido consentido tornou-se num símbolo do movimento #seacabó no desporto, e traz com ele a lembrança de que ainda há muitas áreas onde é preciso gritar #seacabó. Um pouco por todo o lado o apoio à jogadora campeã mundial tem sido claro, inclusive em equipas masculinas.

Sabia-se desde o primeiro dia do Mundial de Futebol Feminino que o que acontecia era mais que desporto. O manifesto pela igualdade de género ia inevitavelmente sair do campo, mas escusava de se ter substituído um momento feliz por este momento triste. Contudo, é na luta sonora contra estes momentos tristes que tem que ser feito o caminho para a igualdade, por todos aqueles momentos tristes que acontecem dentro de portas e longe das câmaras. Ainda que essa lute retire o brilho e a felicidade a conquistas felizes.

 
 
 
 
 

 
 

Neste episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, a Mariana Santos e o João Dinis vão falar sobre "Depp vs. Heard", a nova série documental da Netflix que revisita o processo de difamação que opôs Johnny Depp e Amber Heard em tribunal o ano passado. A série coloca os testemunhos dos dois atores lado a lado, ao mesmo tempo que explora a maneira como a Internet mergulhou e viveu intensamente este caso que agitou Hollywood.