Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 16 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Incentivos vão até aos 7500 euros. Abrem hoje as candidaturas ao programa que ajuda a tornar as casas mais eficientes

 
 

Edição por Manuel Ribeiro

Começa esta quarta-feira a apresentação de candidaturas ao novo programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais.

Em julho, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou um novo programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais, com dotação total de 100 milhões de euros.

O apoio financia a substituição de janelas, a instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos de base natural, entre outros, até 85%. O restante terá de ser adiantado pelos candidatos.

Nesta primeira fase de candidaturas, que arranca hoje e termina em 31 de outubro, serão disponibilizados 30 milhões de euros.

Quem estiver interessado em obter esta ajuda do Estado, com recurso a fundos do PRR, terá de cumprir algumas regras de elegibilidade, nomeadamente, ser proprietário do imóvel e residir nele de forma permanente. ​​O candidato tem de ter a situação tributária e contributiva regularizada.

Cada beneficiário está limitado a um incentivo total máximo de 7.500 euros, por edifício unifamiliar ou fração autónoma, descontando-se os montantes apoiados na segunda fase do anterior Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis.

Adicionalmente, as candidaturas relativas a edifícios localizados fora dos distritos de Lisboa e Porto têm uma majoração de 10% no limite máximo de incentivo por tipologia de intervenção.

As mesmas devem ser apresentadas ao Fundo Ambiental através do preenchimento do formulário disponível no site: https://www.fundoambiental.pt.

País continua a arder

Esta madrugada foi de sobressalto no concelho Loures por causa de um incêndio que está ainda ativo e a ser combatido por dezenas de bombeiros e dois meios aéreos (às 12:00).

O fogo deflagrou perto da localidade de Bolores. O alerta foi dado às 3:36 e está a consumir eucaliptos numa zona de difícil acesso.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural.

 
 
 
 

 
 

A Espanha está, impaciente, em horas de alta efervescência perante uma escolha determinante para o futuro político do país: os deputados eleitos em 23 de julho vão nesta quinta-feira eleger a presidência e a mesa das Cortes, ou seja, o parlamento. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

A estreia da segunda temporada de “Winning Time: The Rise of Lakers Dinasty” foi a ocasião perfeita para uma colaboração entre os dois podcasts da MadreMedia: o Acho Que Vais Gostar Disto e o Bola ao Ar. João Dinis e Miguel Magalhães lideraram a conversa sobre uma das séries mais “entertaining” da HBO.