Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 29 mai 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Exames nacionais em dias de feriado

 
 

Edição por Raquel Almeida

A realização de exames em dias de feriado está a levantar questões de funcionamento operacional a vários agrupamentos escolares espalhados pelo país, em cujo município é feriado nas datas das provas definidas.

Questionado pelo SAPO24, o Ministério da Educação respondeu que esta situação "tem-se verificado sempre" pelo que "não constitui qualquer novidade" e remeteu para a informação enviada em comunicado.

"O mês de junho, aquele em que todos os anos se realizam provas e exames, tem feriados municipais em 13 dos 30 dias do mês, em 79 municípios diferentes", disse.

Como tal, "não havendo alteração ao número de dias em que se realizam as provas e exames, e cumprindo os prazos de intervalo entre as diferentes provas e entre a primeira e a segunda fase estabelecida pela lei, é impossível concretizar um calendário que não inclua feriados municipais, pelo que a situação levantada não constitui qualquer novidade".

Oeiras é o primeiro da lista. Tem uma prova de aferição de Matemática do 8º ano no dia 7 de junho, que é feriado municipal.

No dia 16 de junho, que é feriado municipal em Espinho e Olhão, ocorre a prova de aferição de Matemática do 9º ano.

Já no dia 20 de junho, que é feriado no Corvo, Açores e Ourém, estão marcados os exames de Geografia A e História da Cultura e das Artes.

Estas são apenas as primeiras datas de um calendário com mais sobreposições entre junho e julho em concelhos como Vila Pouca de Aguiar, Barreiro, Condeixa-a-Nova, Pedrógão Grande, Cantanhede, Celorico de Basto, Mira, Mondim de Basto, Ovar, Santiago do Cacém e Loures.

*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pela jornalista Ana Maria Pimentel
 
 
Marco Neves
 
 
 
 

O gosto por acumular livros apanha-se uma vez e dele dificilmente nos curamos. Normalmente, começa cedo e durante alguns anos os sintomas não são muito visíveis: afinal, é preciso algum tempo para acumular um número de livros suspeito. Continuar a ler