Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 28 mai 2018

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Está instalada crise política, e séria, em dois dos maiores países da Europa do sul. Em Itália, o presidente da República, Sergio Mattarella, decidiu rejeitar para o cargo de ministro da Economia Paolo Savona, o candidato muito anti-europeu da aliança nacionalista-populista que já tinha programa para governar Itália. Com este veto presidencial, o indigitado primeiro-ministro renunciou e está aberta grande crise no topo político de Itália. Ao mesmo tempo, em Espanha, a sentença judicial condenatória no caso Gurtel faz ricochete direto sobre Rajoy e precipita o cenário de queda a curto ou curtíssimo prazo. Talvez já nesta semana. Continuar a ler

 
 
 

TAMBÉM VALE VER

 
 

O acesso aos alimentos como arma política na Venezuela, numa reportagem The New York Times.

A vida (e a morte) dos que servem nos iates de luxo baseados na marina do Mónaco, numa reportagem no The Guardian.

Os banqueiros da UBS também fazem previsões sobre o Mundial de futebol: põem no pódio a Alemanha, o Brasil e a Espanha. Portugal no oitavo lugar.

 
 
Mulheres ganham menos do que homens em todas as profissões na Europa
 
 

Atualidade

 

As mulheres têm salários inferiores aos dos homens em todas as profissões, em todos os países da Europa, desigualdade que se prolonga pela vida fora, com saídas precoces do mercado de trabalho, pensões baixas e maior risco de pobreza.

 
 
 
Eutanásia: Sem referendo à vista, espera-se uma votação disputada com o PCP e CDS lado a lado
 
 

Atualidade

 

Uma resposta a "novas realidades" da sociedade portuguesa, ou uma precipitação porque "o direito a matar ou a matar-se não é um sinal de progresso"? A despenalização da eutanásia divide o parlamento e prevê-se uma disputada votação esta terça-feira. A hipótese de referendo, para já, cai fica em segundo plano.

 
 
 
Minho Young Chef Awards. Mudar o mundo através da comida
 
 

Vida

 

Onze jovens cozinheiros inspiraram-se em histórias de vida para recriar pratos tradicionais da região: sável, chouriça, bochecha de porco, grelos ou broa, desde que sejam do Minho vale tudo. A propósito ou não, se o primeiro-ministro António Costa fosse um ingrediente seria uma malagueta, o presidente Marcelo seria algo cremoso ou doce e a Educação em Portugal uma papa. Saiba como pensam e cozinham estes chefs.

 
 
 
Cristiano Ronaldo agradece aos adeptos do Real Madrid com um "até para o ano"
 
 

Desporto

 

O internacional português Cristiano Ronaldo transmitiu hoje um sinal diferente do deixado no final da Liga dos Campeões de futebol, em Kiev, de que poderia estar de saída do Real Madrid, com um “obrigado e até para o ano”

 
 
 
Elas foram rainhas no Jamor, em dia de festa verde e branca
 
 

Desporto

 

Num futebol praticado por elas, o jogo da bola levou famílias inteiras ao Estádio Nacional. Na Mata do Jamor houve festa popular como sempre acontece e familiar como poucas vezes se vê.

 
 
 
Não sei a matrícula do meu carro de cor, mas lembro-me daquele golo de cabeça do João Pinto em 2000
 
 

Opinião

 

O mundial está aí à porta e decidi revisitar os últimos anos da selecção nacional e ver o que mais me ficou na memória. Não sei a matrícula do meu carro de cor, mas lembro-me daquele golo de cabeça do João Pinto em 2000.

 
 
 
Ameaças a guarda-redes do Liverpool investigadas pela polícia
 
 

Desporto

 

A polícia de Merseyside está a investigar ameaças a Loris Karius, guarda-redes do Liverpool, cujo erros custaram a Liga dos Campeões à equipa britânica.

 
 
 
"Homem-aranha" escala quatro andares em fachada de edifício para salvar uma criança
 
 

Atualidade

 

Um jovem do Mali imigrado em França e sem a sua situação legalizada no país escalou a fachada de um prédio em Paris para salvar um menino de quatro anos que ficou pendurado do lado de fora do edifício. O ato valeu-lhe o título de herói e a promessa de cidadania francesa.

 
 
 
Presidente italiano convida Cottarelli a formar Governo
 
 

Atualidade

 

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, encarregou hoje Carlo Cottarelli, um antigo responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) de formar um Governo tecnocrata, anunciou a presidência.