Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 dez 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

É típico acompanhar os restos de rabanadas com espirros, mas cuidado com a gripe A

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

Espirros, pacotes de lenços de papel a rodar pela família, e gotas para o nariz são tão típicas desta altura do ano quanto as rabanadas ou os presentes embrulhados debaixo da árvore. Mas tornou-se também habitual o exagerado tempo de espera nas urgências um pouco por todo o país - nos casos em que estão abertas - e, por isso, todos os cuidados são poucos. E se com uma constipação, ou gripe, não vale a pena a viagem às urgências, o mesmo não se pode dizer em alguns casos de gripe A que voltou em força ao território nacional.

Tanto que  os pediatras pediram a quem contacte com bebés e crianças para lavar as mãos e usar máscara, se tiver sintomas gripais, de forma a evitar que os mais pequenos contraiam infeções respiratórias, que estão a entupir urgências e internamentos hospitalares. O SAPO24 preparou um guia para que não haja dúvidas no que fazer no caso de sentir febre, tosse, nariz entupido e dor de garganta. E ainda dores corporais ou musculares, dor de cabeça, arrepios, fadiga, vómitos ou diarreia.

Lembrando que uma das características desta gripe é o facto de ser transmissível entre animais e humanos, mas também que "a vacina para a gripe A é a mesma que a vacina para a gripe sazonal", ou seja, "tem estirpes do vírus A e B, protegendo contra os mesmos".

Evitar a ida às urgências é palavra de ordem, principalmente em Lisboa, onde os tempos de espera estão muito acima do previsto na triagem de Manchester. Onde nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas). E, hoje,

os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 08h30 de hoje entre as quase 18 horas, no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e as 01h06, no Garcia de Orta, em Almada.

O frio que se fez sentir durante o Natal pode não ter ajudado à saúde das famílias, mas as notícias para os próximos dias também não são animadoras no que à meteorologia diz respeito, embora tal como os espirros e as rabanadas seja apenas típico da época.Para esta quarta-feira, as regiões Norte e Centro de Portugal Continental vão ter "céu geralmente muito nublado" e são também esperados "períodos de chuva fraca a partir da manhã no Minho, onde se tornará moderada a partir do fim da tarde, estendendo-se gradualmente à restante região Norte", de acordo com o IPMA. Por isso, o ideal é manter-se resguardado, aquecido e hidratado.

 
 
 
 

 
 

O ano 2024 tem eleições políticas que vão deixar muita gente a roer as unhas. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

A startup liderada por José Neves foi “resgatada” da insolvência pelo grupo sul-coreano Coupang a troco de 500 milhões de dólares. É o desfecho de uma história que tem um impacto importante na economia portuguesa.

 
 
 
 

 
 

A quantidade de açúcar que ingerimos derrota qualquer pretensão de uma vida saudável. Estamos viciados no doce e o doce só nos faz mal. Continuar a ler