Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 31 mai 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Dia Mundial Sem Tabaco

 
 

Edição por Raquel Almeida

Hoje celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco, numa altura em que o parlamento já recebeu o diploma do Governo para reduzir a venda e o consumo de um produto responsável pela morte de 13.500 pessoas em 2019.

Olhando para os números, vemos que a cada minuto 10 milhões de fumadores acendem um cigarro e 15 pessoas morrem por causa do tabaco.

Segundo os dados divulgados pela agência France-Presse, numa população de oito mil milhões de pessoas, os fumadores são estimados em mais de mil milhões pela OMS e a The Tobacco Atlas.

Ainda assim, a proporção de fumadores tem vindo a diminuir globalmente há vários anos, nomeadamente devido a medidas governamentais contra o tabaco, como o aumento de impostos, e ao recentemente surgimento dos cigarros eletrónicos.

Há localizações geográficas onde se fuma mais, sendo que os cigarros são um problema que agora atinge principalmente os países pobres, com 80% dos fumadores a viver em países de rendimento médio-baixo. No Egito, Líbano e Iraque o tabagismo aumentou, e a China é o país com maior número de fumadores.

Relativamente às mortes causadas pelo tabaco, este é a principal causa de morte inevitável, matando uma pessoa no mundo a cada quatro segundos. No século XX, o tabaco fez 100 milhões de vítimas mortais (investigação publicada em 2009 na revista científica Nature), mais do que os 60 a 80 milhões da segunda guerra mundial somados aos 18 milhões da primeira guerra mundial.

Além de prejudicar os pulmões e artérias dos fumadores, o tabaco também afeta o planeta. A produção e o consumo de tabaco libertam anualmente 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o equivalente a um quinto da poluição causada por aviões comerciais, e o cultivo de tabaco requer anualmente 22 mil milhões de toneladas de água.

*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pela jornalista Ana Maria Pimentel

*Com Lusa 

 
 
Maria João Azevedo
 
 

O 30 de maio marca o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Apesar de ainda não existir uma cura, existem tratamentos que procuram controlar a doença e aliviar os sintomas. Continuar a ler

 
 
 
Patrícia Reis
 
 

Na feira revejo algumas pessoas com quem simpatizo, outras de quem gosto realmente. Também vejo as outras – as quais, até há uns tempos, tenderia a cumprimentar com zelo e respeito. Hoje, se me ignoram, opto pela mesma moeda: bem vistas as coisas, é sempre mais fácil para quem não quer dar troco. Continuar a ler