Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Depois da JMJ, o calor e os incêndios não dão espaço à silly season

 
 

Edição por Rute Sousa Vasco

Esta segunda feira é dia de balanços e de uma certa nostalgia depois de uma semana em que Lisboa foi uma espécie de aldeia do mundo.

Não foi tudo perfeito, como podem ler no relato da jornalista e peregrina do SAPO24, Alexandra Antunes, mas nada impediu que a alegria fosse a memória mais vida da semana da Jornada Mundial da Juventude.

Fica também na memória as palavras do Papa, repetidas por quem participou na JMJ e por quem só assistiu através dos meios de comunicação social. A analogia entre a vida e a água destilada, o incentivo a sonhar e a não ter medo e o sentido de humor - e o pragmatismo - sempre presente, mesmo e sobretudo quando a mensagem é séria.

E, claro, a frase com milhares de jovens brindaram Francisco onde quer que fosse: "Esta é a juventude do Papa".

Nos balanços operacionais, as primeiras palavras foram as do Papa que agradeceu a organização da JMJ, dizendo que tinha sido a mais bem preparada e do Vaticano veio o reforço com a declaração que esta foi a jornada "com menos problemas".

Para hoje foi marcada a conferência de imprensa da organização da JMJ que começou com uma hora de atraso e acabou em poucos minutos. Isto porque o presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, bispo Américo Aguiar, pouco tinha a dizer além dos agradecimentos, já que sobre contas e resultados, só mais tarde. E também porque estava apressado para o almoço para que foi convidado por António Costa, em conjunto com o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

A semana arranca com altas temperaturas, aviso vermelho em seis distritos e com focos de incêndio espalhados pelo país, com mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro em perigo máximo. A partir de terça as temperaturas deverão baixar - talvez dê chance à silly season de se instalar que uma vez ao ano todos precisamos um pouco de brisa leve.

 
 
Memórias de uma peregrina a dormir num chão que “nem para plantar batatas servia” e a alegria que nunca faltou
 
 

Atualidade

 

Há muitas formas de olhar para uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas certamente nenhuma será melhor do que pelos pés e olhos de um peregrino. Fazem-se quilómetros, contam-se e ouvem-se histórias, acumula-se cansaço e aguçam-se os sentidos para não perder nenhum pormenor dos últimos dois dias em que Lisboa foi o mundo inteiro. Estas são algumas memórias de uma jornalista-peregrina.

 
 
 
Um milhão de portugueses vai pagar IRS.  Até 15 de setembro pode pedir pagamento em prestações
 
 

Atualidade

 

Saiba como pagar o IRS em prestações.

 
 
 
 
 

 
 

Vivemos numa era em que a tecnologia permeia todos os aspetos das nossas vidas, e a internet tornou-se uma parte quase inseparável do nosso dia-a-dia. No entanto, durante as férias é essencial desligar-se do mundo digital e aproveitar verdadeiramente o descanso e o lazer. O detox digital pode ser desafiador, mas é uma oportunidade única para restaurar o equilíbrio e a conexão com o mundo real. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, o João Dinis e o Miguel Magalhães falam do regresso da série "The Bear". A segunda temporada estreou esta semana no Disney+ e ainda que se tenha reinventado o menu, os novos episódios continuam a cozinhar histórias de de qualidade Michelin.