Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 06 abr 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Pedro Rolo Duarte
 
 

A chamada “pós-verdade” - a que chamo apenas, com maior rigor, mentira - anda de tal forma a cercar-nos, a instalar-se, e a fazer do seu pernicioso carácter um dado a ter em conta, e uma desconfiança permanente, que duvidei daquele vídeo que exibe a joelhada de um futebolista ao árbitro, logo no começo de um desafio regional qualquer. Pior: custou-me acreditar nos militantes das redes sociais que garantiam que o autor daquela alarvidade era não apenas adepto das claques portistas, como tinha estado no jogo, entre Benfica e Futebol Clube do Porto, que animou o fim-de-semana passado. Pelos vistos, o que achei digno de uma “pós-verdade”, ou de uma graça de mau gosto no primeiro dia de Abril, foi verdade, aconteceu, e o juiz que fez a primeira aproximação ao caso entendeu que o arguido não merecia mais do que termo de identidade e residência. Não discuto essa infeliz e parca decisão. Mas discuto o facto e a circunstância de ter ocorrido num tempo em que também se debate a verdade e o que entendemos sobre ela. Continuar a ler

 
 
 

... E por falar em Fake News...

 
 

Eis uma boa história, verdadeira, e muito bem contada pelo The New York Times. Mete Donald Trump, a CNN, e isso já é isco suficiente para morder o isco...

O artigo já tem algum tempo, mas vale a pena pensar no que lhe está subjacente: nos Estados Unidos, o crescimento desenfreado das “fake news” levou professores a levar o tema para as salas de aula. Objectivo: ensinar os alunos a distinguir e separar a verdade da possível e provável mentira.

Mesmo no tempo de todas as mentiras, o dia 1 de Abril não deixou de ser, oficial e formalmente, o dia “delas”. A revista Sábado juntou as melhores, incluindo as meias que emagrecem – o que nesta altura do ano, com o tempo a aquecer e a praia à vista, daria jeito a muito boa gente.

 
 
Turquia diz que autópsias confirmam uso de armas químicas na Síria
 
 

Atualidade

 

As autópsias realizadas na Turquia a vítimas do ataque de terça-feira na Síria confirmam o uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad, afirmou esta quinta-feira o ministro turco da Justiça, citado pela agência estatal de notícias Anadolu.

 
 
 
Seul testa míssil capaz de atingir todo o território norte-coreano
 
 

Atualidade

 

Seul testou com sucesso um míssil balístico de fabrico sul-coreano com alcance de 800 quilómetros, o suficiente para atingir os pontos mais remotos do território norte-coreano, anunciou hoje a agência Yonhap.

 
 
 
Trump promete defender aliados "com toda a capacidade militar" contra Pyongyang
 
 

Atualidade

 

O Presidente Donald Trump prometeu na quarta-feira ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que os Estados Unidos vão defender os aliados "com toda a extensão das suas capacidades militares" contra a Coreia do Norte, informou a Casa Branca.

 
 
 
NBA: A melhor época de sempre
 
 

Desporto

 

Se acham que esta época está a ser fértil em grandes performances individuais, haviam de ter visto a época de 61-62.

 
 
 
Iam fazer um perfil da diretora para o jornal da escola. Acabaram por provocar a sua demissão e tornaram-se notícia
 
 

Atualidade

 

A equipa do jornal escolar Booster Redux queria fazer um perfil da nova diretora, mas mergulhou numa investigação que conduziu à demissão de Amy Robertson. O caso está a ser noticiado por publicações de renome como The Washington Post, NPR ou BBC, e já valeu aos alunos vários elogios, sobretudo de jornalistas.

 
 
 
Santuário de Fátima diz que "está tudo a postos" para receber o Papa
 
 

Atualidade

 

O reitor do Santuário de Fátima disse à Lusa que “está tudo a postos” para receber o papa e os peregrinos a 12 e 13 de maio, e apelou aos fiéis que se desloquem à cidade-santuário.