Segundo uma nota oficial da Marinha da Venezuela, foram intercetadas em "águas de jurisdição venezuelana" dois navios de exploração sísmica cujos capitães afirmaram ter autorização do governo da República de Guiana para ali estar.

Caracas argumenta que a localização dos navios corresponde à área de proteção marítima do delta do rio Orinoco e protestou quer junto das Nações Unidas quer numa mensagem ao governo guianês, a quem apelou para se "restabelecer o diálogo direto e respeitoso".

Por seu lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros guianês chamou à conduta da marinha venezuelana "um ato ilegal agressivo e hostil" que "mais uma vez demonstra a verdadeira ameaça ao desenvolvimento da economia de Guiana vinda do seu vizinho ocidental".

A diplomacia guianesa vai também fazer queixa às Nações Unidas, argumentando que a interceção aconteceu em águas sob sua soberania.

Os dois navios foram contratados pela petrolífera ExxonMobil para fazer trabalho sísmico num bloco de exploração de petróleo ao largo da costa guianesa.

Um navio da marinha da Venezuela intercetou-os mas não os abordou.

A petrolífera afirmou ter suspendido alguns dos trabalhos no bloco que compreende 26.800 quilómetros quadrados de mar.

A Exxon começou a extrair petróleo na costa da Guiana em 2015 e desde então, o pequeno país de 750.000 habitantes vai a caminho de suplantar a Venezuela e o México, tornando-se o segundo maior produtor da América Latina, atrás do Brasil.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que a exploração pela petrolífera norte-americana é ilegal.

Estados Unidos avisam Venezuela 

O Departamento de Estado norte-americano apelou hoje à Venezuela para que respeite "a lei internacional e a soberania dos seus vizinhos", depois das autoridades da Guiana a terem acusado de intercetar ilegalmente dois navios.

"Estamos a rever as informações segundo as quais a Marinha venezuelana pode ter interferido com os navios da [petrolífera] ExxonMobil. A Guiana tem o direito soberano de explorar recursos na suas águas territoriais e zona económica exclusiva", afirmou na rede social Twitter um dos porta-vozes da diplomacia norte-americana, Robert Palladino.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros guianês, uma embarcação militar venezuelana intercetou o navio de exploração Ramform Tethys, ao serviço da petrolífera, com 70 pessoas a bordo, em águas guianesas.


Notícia atualizada às 00:12 no dia 24 de dezembro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.