Inaugurado pelo governador da província de Tete, Paulo Auade, o “Balcão do Futuro” do Barclays Bank Moçambique foi criado com o intuito de orientar os clientes para uma visão de negócios, habilitando-os para a actual conjuntura do sistema financeiro.

O governador de Tete, Paulo Auade, começou por dizer que a agência inaugurada vai impulsionar a iniciativa de financiamento do sector privado, em particular, e da província em geral.

Mais adiante, Auade explicou que as agências bancárias vão por outro lado, explorar as potencialidades de que a província dispõe nos sectores do turismo, agricultura, recursos hídricos, entre outros.

“Gostaria de sublinhar que a população da província de Tete é generosa e trabalhadora e tem a consciência e clareza sobre o papel inovador e multiplicador que o Barclays Bank Moçambique desempenha e continuará a desempenhar no processo de desenvolvimento da nossa província”, afirmou Paulo Auade.

Já a Presidente do Conselho de Administração do Barclays, Luísa Diogo, disse que a escolha de Tete para a instalação de um “Balcão do Futuro” visa acompanhar o desenvolvimento que a província vem registando.

“A esta infra-estrutura chamamos “Balcão do Futuro”, olhando para aquilo que são as exigências de hoje e a demanda para amanhã. Com os recursos mineiras que, cada vez mais, vão sendo descobertos nesta província, o balcão do Barclays vem dizer sim em resposta à sua demanda, anseios e ajudar a descobrir melhor o negócio”, sublinhou Luísa Diogo.

Neste contexto, Diogo destacou as soluções digitais na simplificação das operações bancárias e facilidades da interacção entre os clientes e os bancos: "Estamos hoje mais próximos dos nossos clientes, trazendo para o mercado diferentes soluções inovadoras, quer ao nível de serviços e produtos que disponibilizamos, quer por novos balcões, como este, em que a tecnologia é a nossa forte aposta.

Contudo, para a PCA do Barclays Bank Moçambique, o desenvolvimento e o futuro do Banco só fazem sentido à luz do desenvolvimento de Moçambique e da província de Tete, com os quais esta instituição bancária está comprometida.

No entanto, importa referir que a inauguração do “Balcão do Futuro”, enquadra-se nas celebrações dos 40 anos de existência do Barclays Bank Moçambique no país.