Wena Data, projecto moçambicano de cariz tecnológico que oferece soluções e serviços para cidadãos e organizações, foi a que melhor conseguiu convencer o júri na apresentação das missões e visões do seu projecto, garantindo automaticamante a sua particição nos Global Seedstars Summit, a realizar-se na Suíça*.

Luís Fernando Júnior, representante da Wena Data, assumiu que não esperava que a sua organização fosse distinguida como a melhor no meio das restantes oito que, a seu ver, também trazem inovações aliciantes ao mercado. Destacou também as dificuldades enfrentadas pelo grupo na organizção da apresentação, seguindo recomendações da organização, em apenas dois dias.

Sobre o apuramento para a Suíça,  o nosso interlocutor prometeu representar o país ao mais alto nível, de forma a regressar com o prémio a Moçambique.

Para além da grande vencedora, destacam-se as startups Marra Lá, Startup África Notícias, Huluka, Cotus,  Umbrella e Agro Link, estas duas últimas ocuparam segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Entretanto, os representantes das startups ouvidas pela nossa reportagem, mostraram-se honradas mesmo não fazendo parte dos 3 lugares cimeiros e justificaram tal satisfação afirmando de forma unânime que o facto de constarem da lista  dos 10 melhores em é uma nomeação digna de aplausos.

Por último, congratularam a equipa selecionada a fazer parte dos Global Seedstars Summit, um evento que acontece anualmente na Suíça.

A missão principal da Seedstars World é destacar empreendedores de mercados emergentes, especialmente aqueles cujas soluções estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Este ano, a competição irá a mais de 65 países para identificar os melhores empreendedores em fase de arranque, oferecendo-lhes a oportunidade de ganhar até um milhão de dólares e fazer contactos com investidores e mentores de nível internacional.

*Artigo corrigido a 02.10.2018. Corecção do país onde se realiza o Global Seedstars Summit, que será na Suíça, e não na Rússia, como referido erradamente.