De acordo com a Agência France-Press, Liz Truss anunciou um congelamento dos preços da energia, que têm subido de forma galopante nos últimos meses, por dois anos, numa medida para suavizar o aumento do custo de vida.

O plano terá como objetivo garantir que os custos enérgicos por casa estabilizem nas 2500 libras (perto de 2880 euros) durante dois anos, contrariando a subida de 80% dos custos de energia previstos para outubro. O plano custará ao estado britânico 150 mil milhões de libras (172 mil milhões de euros).

"Estamos a apoiar o país neste inverno e no próximo, e a enfrentar as raízes dos problemas que têm causado a subida de preços, para que nunca voltemos a ficar nesta posição", disse à Câmara dos Comuns. "Este é o momento para sermos ousados, estamos a enfrentar uma crise de energia global, e não há opções sem custos", acrescentou.

Truss anunciou também o fim da proibição da exploração de combustíveis fósseis através de fraturamento hidráulico (o chamado fracking), uma medida altamente contestada pelos grupos ambientais, e fez saber que o executivo vai rever o seu progresso quanto ao objetivo da neutralidade carbónica para 2050.