Uma nota da agência afirma que investimentos em energia limpa, transportes sustentáveis, florestas e formas ecológicas de agricultura podem ajudar o mundo a cumprir os objectivos sociais estabelecidos pelas Nações Unidas.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, vai promover esta segunda-feira uma iniciativa sobre economia verde durante a cimeira das Metas do Milénio, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Uma nota da agência afirma que investimentos em energia limpa, transportes sustentáveis, florestas, e formas ecológicas de agricultura podem ajudar o mundo a cumprir os objectivos sociais estabelecidos pelas Nações Unidas.

Estratégias Verdes

Um novo relatório do Pnuma lançado em vésperas do encontro apresenta vários exemplos que mostram como as chamadas estratégias verdes estão a produzir resultados positivos em áreas como a sustentabilidade ambiental, saúde materna, água potável, combate à pobreza e doenças.

A agência divulgou a sua Iniciativa de Economia Verde em finais de 2008, no meio da crise financeira internacional.

O projecto tem por objectivo avaliar como sectores como as energias renováveis, tecnologias eficazes e limpas, serviços de água e pesca sustentável podem contribuir para o crescimento económico, a criação de emprego decente, igualdade social e redução da pobreza, enfrentando ao mesmo tempo desafios ecológicos.

Relatório

O relatório final sobre a iniciativa foi preparado por um grupo de especialistas internacionais e será publicado no início de 2011.

Mais de 130 chefes de Estado e de Governo deverão participar no evento de três dias sobre o estado actual de cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milénio.

RádiO ONU

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.