"Ambas as partes pretendem melhorar os meios de subsistência dos produtores, reconstruindo e promovendo a indústria do café na região da Gorongosa, em Moçambique", anunciou o parque nacional.

O entendimento faz parte de um memorando de entendimento que prevê incluir o café colhido naquela serra, no Centro de Moçambique, no programa global Reviving Origins da Nespresso, que já apoia comunidade no Zimbábue, Colômbia e Porto Rico.

O objetivo é reavivar a produção de café de alta qualidade em regiões onde estava ameaçada, incrementando os rendimentos dos residentes com compras garantidas pela marca.

O café produzido no parque está disponível desde outubro para compra de forma independente através da Internet e os lucros são dirigidos para ações de educação de jovens mulheres em redor do parque e para atividades de proteção da fauna.

"As vendas do café da Gorongosa permitem que os agricultores locais tenham comida nas suas mesas e mandem os seus filhos para a escola - enquanto apoiam o ecossistema ao redor", anunciou o parque.

As encomendas podem ser feitas em gorongosacoffee.com.

O parque começou a trabalhar em 2015 com agricultores locais para plantar 15.000 plantas de café, ao lado de árvores nativas, para apoiar os esforços de reflorestamento da floresta tropical.

Como resultado, os residentes da serra da Gorongosa estão a plantar cerca de 200.000 árvores de café por ano, conjuntamente com 50.000 árvores da floresta tropical para fornecer sombra e restaurar o ecossistema, anuncia o parque.

O Parque Nacional da Gorongosa apresenta-se como "o principal parque nacional de vida selvagem de Moçambique", localizado na extremidade sul do Vale do Rift do leste Africano.

É lar de "alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente mais diversos do continente" e é cogerido pelo Governo de Moçambique e pelo Projeto da Gorongosa.

"O Parque integra a conservação e o desenvolvimento humano com a compreensão de que um ecossistema saudável e comunidades humanas saudáveis são dois lados da mesma moeda", conclui.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.