"A mina, localizada no distrito de Larde, província de Nampula, tem uma capacidade de produção total de cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano de ilmenite, além de subprodutos associados: rutilo e zircónio", anuncia a Kenmare em comunicado.

A empresa refere que tem de expandir a operação para a zona de Namalope Oeste "para manter essa produção", estimando que o local seja explorado aproximadamente por quatro a cinco anos.

As acções a desenvolver vão ser discutidas com a população no dia 21 de Fevereiro, nas comunidades de Isoua e Mititicoma.

"Para a expansão das operações mineiras em Namalope Oeste, o Ministério do Ambiente recomendou a realização de uma adenda ao Estudo de Impacto Ambiental para a área, bem como a preparação de um plano de reassentamento", detalha a Kenmare, sobre os documentos a analisar.

Os minerais a que usualmente se faz referência com a expressão "areias pesadas" - por serem minúsculos cristais extraídos de areia -, são usados em aplicações industriais, tais como pigmentação de tintas e outros produtos, ou em sistemas de abrasão e isolamento, no caso do zircão.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.