Fernando Medina falava numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

“A descida de impostos diretos é muitíssimo superior à subida de alguns impostos indiretos que ocorrem. O mesmo poderia dizer relativamente ao IVA, que tem uma parte contrabalançada numa parte das prestações sociais”, disse.

O governante respondia ao deputado do Chega André Ventura, que acusava o Governo de uma subida de impostos indiretos “brutal”.

Fernando Medina argumentou que existe um desagravamento fiscal “em valor absoluto de 700 milhões de euros com as medidas que estão a ser tomadas”.

O ministro da tutela sublinhou que “a questão do Orçamento nos rendimentos das famílias vai mais longe do que a simples avaliação fiscal”.

“Se retirarmos os impostos indiretos, estamos a falar de aumento de rendimentos que é superior a 5 mil milhões de euros”, disse.

A audição do ministro das Finanças inaugura uma série de audições dedicadas à proposta orçamental, que irá ser debatida na generalidade no parlamento nos próximos dias 30 e 31 de outubro, estando a votação final global agendada para 29 de novembro.