A iniciativa enquadra-se na janela 3 da FAN, que pretende levantar questões importantes para o debate entre o sector público e privado.

O Presidente da FAN, Leonardo Simão, disse após a assinatura dos documentos, que para além da melhoria do ambiente de negócios, os resultados da pesquisa vão servir aos mais variados propósitos académicos.

“Estamos satisfeitos que estas duas faculdades sejam pioneiras neste projecto. Em breve vamos estender as actividades para outras universidades, porque queremos que as instituições de ensino sejam cada vez mais ligadas à pesquisa e produção de conhecimento”, disse Leonardo Simão.

O representante da Faculdade de Direito, Dr. Henriques Henriques disse que a parceria com a FAN chega em boa altura, visto que, recentemente a missão da UEM foi redefinida, adicionando, nas suas incumbências, a componente da investigação.

“Temos aqui o auxílio necessário para arrancar com o cumprimento desta missão que a universidade hoje nos impõe e esta interacção que teremos, a partir daqui, vai beneficiar os estudantes, os professores, a academia e a própria investigação. O contributo da investigação deve reverter a favor da sociedade e isso não é possível sem que sejam desenvolvidas parcerias”, referiu Henriques Henriques.

Por seu turno, o representante da Faculdade de Economia, Dr. Fernando Lichucha, disse que é com grande expectativa que a UEM abraça a causa.

“Nós vamos participar activamente na construção do conhecimento que transmitimos. A construção passa exactamente por estas parcerias, que nos permitirá focar a realidade e incorporá-la naquilo que conhecemos teoricamente, enriquecendo o conteúdo a transmitir ao estudante, que por sua vez será o motor para a transformação da sociedade”, afirmou.

Para além das faculdades de Direito e Economia da UEM, o PPAN será implementado através da Universidade Politécnica, com a qual a FAN vai rubricar memorandos de entendimento, através dos quais a instituição delega às universidades a responsabilidade de supervisionar as monografias e dissertações, visando a entrega de resultados em tempo útil.