O estudo foi desenvolvido pelo Absa Group Limited em parceria com o OMFIF (Official Monetary and Financial Institutions Forum) com o objectivo de avaliar o desenvolvimento do mercado de capitais, identificar as economias com potencial de crescimento na região, e as acções necessárias para permitir melhorar as condições em que acedem ao mercado, com vista a atrair maiores níveis de investimento, proporcionando um crescimento económico sustentável. 

A apresentação do estudo foi introduzida pelo Director de Mercados do Grupo Absa para África, George Asante, e conduzida pela Directora da Área de Mercados e Produtos do Barclays Bank Moçambique, Patricia Darsam.

Seguiu-se um momento de interessante debate de ideias e uma sessão de interacção entre a audiência presente e o painel, que contou com a especial participação de Felisberto Navalha, Administrador do Banco de Moçambique, Ari Aisen, Representante do Fundo Monetário Internacional, Salim Valá, PCA da Bolsa de Valores de Moçambique e como moderador, o Administrador Delegado do Barclays Bank Moçambique, Rui Barros.

O evento contou com a presença de inúmeros e ilustres convidados, dos quais se destacam figuras como o Vice-presidente do Grupo Absa, Peter Matlare e da Presidente do Conselho de Administração do Barclays Bank Moçambique, Luísa Diogo.

O Barclays Bank Moçambique tem, naturalmente, um interesse significativo em suportar a economia e o investimento em Moçambique. O objectivo desta sessão foi o de analisar as alternativas aos tradicionais meios de financiamento bancário, despertando interesse e motivando as empresas a olharem para o mercado de capitais como uma forma de se financiarem.

Nesta segunda edição, Moçambique apresenta alterações positivas no aspecto cambial, melhoria nos relatórios macroeconómicos e nas perspectivas de crescimento económico. 

Nesse contexto, o país foi umas das economias destacadas e dessa forma, o Barclays Bank Moçambique percebeu a importância de partilhar e analisar as principais conclusões, para o caso do mercado moçambicano, em particular.