Criada há 32 anos, a iniciativa de Cooperação Sul-Sul trabalha para o desenvolvimento sustentável dos países da zona abaixo da linha do Equador; este ano, na China, será apresentada uma nova forma de desenvolvimento a vários níveis com base na criatividade.

Começa nesta terça-feira, a Semana Criativa Global Sul-Sul, na Expo 2010, em Xangai, na China.

No pavilhão da ONU na cidade chinesa, vão decorrer até ao dia 23 deste mês, vários eventos para promover mecanismos inovadores para experiências de desenvolvimento e soluções.

Com a organização da Iniciativa Inter-Agências das Nações Unidas, a Economia Criativa para o Programa de Desenvolvimento, foi disponibilizada pela Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul. Entre as organizações parceiras estão a OIT, a Unctad, o Pnud, a Unesco, o ONU-Habitat, os Voluntários das Nações Unidas e a Ompi.

"Cidade Melhor, Vida Melhor"

A Economia Criativa é um mecanismo para alcançar cidades melhor habitáveis e com melhores estilos de vida, no seguimento do tema da Expo Mundial de Shanghai, que é "Cidade Melhor, Vida Melhor".

As metas da Economia Criativa visam conduzir o emprego, a inovação e o comércio, para revitalizar o crescimento económico, promover a inclusão social e a vida cultural em várias cidades de todo o mundo.

Programa da Expo

Entre os fóruns e atividades do evento durante a Expo, estão a apresentação de mecanismos avançados para facilitar a transmissão de tecnologia, conhecimento e soluções criativas para o desenvolvimento. Para tal, representantes de governos, universidades, ONG's e associações discutirão a economia criativa como instrumento para promover o desenvolvimento.

Ao longo da semana, serão debatidos temas como os novos mecanismos para a transmissão Sul-Sul, a Convenção Gate Sul-Sul, Fórum de Economia Criativa, e Moda para o Desenvolvimento.

A Unidade Especial das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, SU/SSC, foi criada durante a Assembleia Geral da organização em 1978. Faz parte do Pnud e tem como objetivos promover, coordenar e apoiar as cooperações Sul-Sul e triangulares num sistema mundial das Nações Unidas.

Entre as suas funções estão: a gestão do Fundo de Confiança das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Unfsc, e o Fundo de Confiança Perez-Guerrero, Pgtf, assim como a implementação de programas financiados pelo Pnud.

Rádio ONU

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.