Esta edição, denominada “Networking PME Especial Webinar” foi realizada com o objectivo de analisar o impacto da Covid-19 no negócio das PME e apresentar as principais soluções digitais e medidas alternativas tanto da Vodacom Business, como do Absa Bank, como forma de mitigar as preocupações sobre a sobrevivência dos negócios, em particular para este segmento, numa altura em que muitas foram obrigadas a suspender as actividades para frear o avanço da Covid-19.

Na ocasião, o Director Geral-Adjunto do IPEME, José Libombo Júnior, reiterou a importância das sessões Networking PME, na assistência às empresas em fase de confinamento, através da partilha de informação financeira e tecnológica para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas.

“Adaptarmos a nossa interacção com as PME para as vias digitais é um grande desafio, porém o desejo de continuar a apoiá-las e a buscar as melhores soluções para que os negócios não parem, supera qualquer dificuldade. O nosso negócio tem que andar, então, vamos gerir o Estado de Emergência usando as plataformas online que se nos oferecem”, disse acrescentando que o IPEME continua firme no cumprimento da sua missão de promover as PME através da disponibilização de informação empresarial relevante, portanto serão realizadas mais sessões em parceria com o Absa Moçambique e a Vodacom Business

O Director da Banca de Retalho e de Negócios do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, referiu que o Mundo terá de conviver com o vírus por mais um longo período, sendo por isso necessário que as empresas definam estratégias que visem garantir a sua sobrevivência, adaptação e recuperação.

Pedro Carvalho defende que um dos factores primordiais a ter em conta, independentemente do sector de actividade e do volume de negócio, é a disponibilidade de liquidez. Por essa razão, considera crucial a relação de proximidade entre as PME e o sistema financeiro para uma intervenção assertiva na concessão de apoio financeiro.

“A tesouraria é o oxigénio das empresas e com certeza, o primeiro desafio que a Covid-19 coloca é como é que nós conseguimos manter a nossa tesouraria a funcionar, como é que conseguimos manter liquidez eficiente para fazer face às necessidades, deveres e obrigações. O Absa desde logo preocupou-se com a liquidez das empresas e adoptou, de imediato, uma série de medidas para mitigar o impacto financeiro das mesmas”.

Por seu turno, José Correia Mendes, Director Executivo da Vodacom Business, disse que, neste momento adverso, a operadora, em conjunto com outras PME ligadas à tecnologia, vai apoiar as empresas, no geral, a contornar o impacto da pandemia, através da criação de websites, marketing digital, teletrabalho ou trabalho remoto e segurança cibernética.

“Há aqui, várias soluções que poderão ser desenvolvidas em conjunto e que podem de alguma forma dar suporte àquilo que é o novo normal. Portanto, a transformação digital para nós é uma realidade que veio para ficar e é em conjunto que temos que encontrar essas soluções digitais”, afirmou.

Refira-se que as Sessões Networking PME Especial são uma iniciativa que pretende consolidar o apoio institucional disponibilizado pelos parceiros envolvidos e apresentar soluções financeiras e digitais adequadas às PME, estimulando a criação de parcerias entre os empresários, bem como providenciando informação empresarial, através da exposição de produtos e serviços, e o estabelecimento de contactos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.