Computador e pens USB com planos de segurança para Paris2024 foram roubados num comboio

Uma pasta contendo um computador e duas chaves USB onde estavam guardados os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris2024 elaborados pela polícia municipal da capital francesa foi roubada esta segunda-feira, num comboio numa estação da cidade, confirmou uma fonte policial.
Computador e pens USB com planos de segurança para Paris2024 foram roubados num comboio
AFP or licensors

O dono da pasta é um engenheiro da câmara municipal de Paris, que colocou a sua bagagem no espaço a ela designado no comboio, acima do seu assento. Algum tempo depois, percebeu que o objeto tinha desaparecido daquele compartimento, contou a vítima do roubo à polícia. O homem prestou queixas na segunda-feira na esquadra da Gare du Nord, em Paris.

No seu relato aos agentes, ele explicou que o seu computador de trabalho e as duas chaves USB continham informações confidenciais sobre os planos de segurança dos Jogos Olímpicos que a polícia municipal tem vindo a preparar.

A Câmara Municipal de Paris, questionada pela AFP, não comentou o assunto. A capital francesa planeia mobilizar 2.000 agentes da polícia municipal para os Jogos Olímpicos, que serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto.

Os Jogos Olímpicos terão, pela primeira vez, uma cerimónia de abertura a decorrer fora de um estádio, decisão que tem criado preocupações ao nível da segurança e crescentes preocupações com terrorismo em França. Estão previstos cerca de 300 mil espectadores para o evento.

A 10 de janeiro, o presidente do comité organizador de Paris2024, Tony Estanguet, reiterou que a cerimónia de abertura acontecerá no rio Sena e que não há plano alternativo.

“Trabalhamos numa cerimónia no Sena, não em outro lugar”, insistiu Estanguet, numa entrevista à emissora France Inter, na qual ressalvou que poderá haver “uma série de medidas de adaptação” se existirem riscos de segurança, mas apenas em termos de cibersegurança ou condições meteorológicas adversas.

O antigo canoísta olímpico respondia assim a uma questão sobre “um plano B ou C”, após o presidente francês, Emmanuel Macron, ter levantado dúvidas em finais de dezembro ao revelar que existiam cenários alternativos para a cerimónia de abertura, sem precisar quais.

Nessa entrevista à France Inter, o presidente do comité organizador de Paris2024 vincou que a segurança “é a base do sucesso dos Jogos” e falou da criação de uma ‘bolha de segurança’ para controlar os 400.000 assistentes esperados nas margens do Sena.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
mookie1 gd1.mookie1