Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado padre em 10 de abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, tendo sido nomeado em dezembro de 2023 Vigário-Geral desta diocese, já pelo novo bispo sadino, o cardeal Américo Aguiar.

Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almeida (Seminário Diocesano de Setúbal), primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.

Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014.

Novo bispo de Beja agradece ao Papa “confiança depositada” e manifesta “disponibilidade inteira”

“Tenho o desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão sobretudo tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”, escreveu Fernando Paiva na primeira mensagem dirigida aos católicos de Beja, divulgada logo após ser conhecida a nomeação pelo Vaticano.

Fernando Paiva fez também questão de saudar o clero de Beja e os responsáveis das organizações de assistência social, fiéis leigos que colaboram e participam nas paróquias, nos movimentos eclesiais e nas várias obras de apostolado e pastoral, dirigindo ainda uma mensagem a “todos os que estão doentes, presos, isolados e em qualquer situação de sofrimento e maior vulnerabilidade”.

“Já com uma antecipada saudade, dirijo uma palavra de saudação e gratidão a todos os diocesanos de Setúbal, leigos, religiosos e clérigos, de uma forma especial aos paroquianos de N.ª Sr.ª da Anunciada, aos colaboradores, utentes e aos membros dos Órgãos Sociais do Centro Social Paroquial. Uma saudação muito fraterna, amiga e cheia de reconhecimento aos meus irmãos do presbitério de Setúbal”, escreveu ainda o novo prelado da diocese alentejana, que não esqueceu os quatro bispos da diocese de Setúbal: Manuel Martins, que o crismou, Gilberto Reis, que o ordenou, José Ornelas, que foi seu professor, e Américo Aguiar, que o encorajou.

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação

“Em plena preparação para o Ano Santo de 2025, desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo”, lê-se numa mensagem da CEP.

A Conferência Episcopal deixa também “uma palavra de gratidão a D. João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos (dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular)”.