A recomendação do documentário de Shaun Monson, feita pelo Presidente Volodymyr Zelenskiy na sua página oficial de Facebook, ajudou a pôr fim a um impasse de horas na cidade ucraniana ocidental de Lutsk, onde Maksym Kryvosh, de 44 anos, sequestrou um autocarro e exigiu que dezenas de funcionários do Governo admitissem ser "terroristas", de acordo com o britânico The Guardian.

A história teve início às 09:25 locais (07:25 em Lisboa) desta terça-feira, dia 21 de julho, depois de ter assumido o controlo do autocarro. Lutsk é uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, localizada a cerca de 400 quilómetros da capital do país, Kiev.

O sequestrador, identificado como um antigo recluso, disparou sobre uma aeronave que sobrevoou o autocarro e atirou um pacote explosivo para a via pública. Antes, já tinha disparado "na direção das forças de segurança" e atirado uma granada, que, "felizmente, não explodiu", explicitou a polícia.

A situação obrigou às autoridades a pedir aos moradores para permanecerem em casa, mas também que fechassem ruas e colocassem um grande dispositivo de segurança em torno do autocarro, constatou a agência de notícias France-Press (AFP) no local. Todavia, não houve ferimentos a relatar e todos os reféns saíram ilesos.

O homem falou com jornalistas presentes e monitorizou as suas redes sociais durante o sequestro — embora a sua conta no Twitter tenha acabado por ser desativada. Segundo o The Guardian, um refém, que falou por telefone com um jornalista, terá implorado que pusessem o atirador em contato com o gabinete do presidente.

O presidente ucraniano, de resto, terá falado diretamente com Kryvosh após três reféns terem sido libertados do autocarro. Os restantes — 13 no total — foram libertados pouco depois de Volodymyr Zelenskiy ter partilhado um pequeno vídeo.

"O filme Earthlings, de 2005. Todos deviam de o ver", podia ouvir-se Zelenskiy dizer no vídeo lançado no Facebook — agora indisponível, tendo sido apagado depois do sequestrador se ter rendido, acabando substituído por uma nota de agradecimento à polícia e todos os que ajudaram a pôr cobro à situação.

Earthlings, de 2005, é um documentário narrado por Joaquin Phoenix, ator que ganhou um Óscar por interpretar Joker, que examina a utilização de animais nas indústrias agrícolas e científicas e inclui filmagens ocultas de animais em sofrimento, de acordo com a Variety. Em 2015, saiu a sequela, Unity. 

Segundo a imprensa ucraniana, o sequestrador é um ativista pelos direitos dos animais e passou quase uma década na prisão sob acusações de fraude e posse de armas. Após o incidente, foi descrito pela polícia como "instável". O homem terá escrito ainda um manifesto de mais de 500 páginas.