"Lisboa foi a cidade escolhida para lançar a nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial (AI Innovation Factory), um centro dedicado à aceleração e adoção dessa tecnologia", entre "mais de 200 mercados onde atua a maior empresa de software do mundo – a Microsoft", explica a autarquia em comunicado.

Segundo a câmara municipal, "o projeto representa mais uma vitória da Fábrica de Unicórnios lançada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, em 2021".

"A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projeto é mais uma prova disso mesmo. Hoje somos capazes de estar na linha da frente naquela que é a tecnologia mais disruptiva do momento, como é a Inteligência Artificial", afirma o presidente Carlos Moedas.

"O novo centro da Microsoft vai integrar o AI Hub da Unicorn Factory em Alvalade, que será inaugurado em novembro. O espaço terá 2.300 m2, com capacidade para acolher 300 pessoas, e será o novo ponto de encontro de empreendedores, grandes empresas, investidores e investigadores na área de 'Generative AI'. Com escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação, o novo AI Hub vai também funcionar como um local de aprendizagem para as melhores práticas e casos de estudo em IA", é ainda referido.

De recordar que este anúncio surge "três meses após a vitória de Lisboa como Capital Europeia da Inovação – prémio atribuído pela Comissão Europeia – e um mês depois do anúncio da Deloitte, que vai lançar um centro de Inteligência Artificial no Largo do Rato com capacidade para mais de 2000 pessoas. Lisboa consolida assim o seu posicionamento enquanto um dos principais polos tecnológicos da Europa".