A Oji Holdings vai suspender em setembro a produção de fraldas infantis, depois desta ter caído de 700 milhões de unidades em 2001 para 400 milhões no ano passado.

"A procura de fraldas para bebés está em queda devido a fatores como a redução na taxa de natalidade", disse um porta-voz da empresa à AFP. Os produtos vão continuar a ser vendidos no Japão até ao fim dos stocks.

O número de nascimentos no Japão registou em 2023 o menor nível da história. O país teve duas vezes mais mortes que partos.

O porta-voz disse que a Oji Holdings aumentará a produção de artigos de saúde para adultos no país, antecipando o seu uso em locais como lares de idosos.

O Japão tem a população mais idosa do mundo, depois do Mónaco, e o mercado de fraldas para adultos "deverá crescer localmente", afirmou a empresa em comunicado.

A Oji Holdings, que também fabrica artigos de papel, destacou, no entanto, que pretende "manter e aumentar" a produção de fraldas para bebés para exportação, a países como Indonésia e Malásia, onde a empresa projeta o aumento da procura.

Os nascimentos no Japão caíram em 2023 pelo oitavo ano consecutivo, a 758.631, uma redução de 5,1% em comparação com o ano anterior, segundo os dados preliminares divulgados em fevereiro.

No mesmo período, o país registou 1.590.503 óbitos.

O Japão enfrenta uma crescente escassez de mão-de-obra. O primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu políticas para estimular a natalidade, que incluem ajuda financeira às famílias, acesso mais fácil a creches e aumento do período de licença de paternidade.