Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título. Aí, Vanessa lançou-se no ramo do entretenimento e chegou ser nomeada para os Emmys, os Grammys e os Tonys.

A sua visibilidade aumentou ainda mais com a interpretação da arrogante e sem escrúpulos Wilhelmina Slater na série “Ugly Betty” (Betty Feia), da qual faz parte desde 2006.

Vanessa também ganhou a campanha dos direitos humanos "Aliada da igualdade" em 2008 pela defesa dos direitos gays.

Filhos dos professores de música Helen e Milton Augustine Williams Jr, ela e o seu irmão mais novo, Chris, que também é actor, cresceram na área de classe-média predominantemente suburbana de Millwood.

Quando era criança, Vanessa estudou piano e trompa, mas sempre teve mais interesse em cantar. Em 1981, por ter recebido uma bolsa de estudos, iniciou o curso de Artes Cénicas na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque. Em 1983, deixou a faculdade para poder atender aos seus compromissos como Miss América e, mais tarde, deixou os estudos de vez, passando a dedicar-se exclusivamente à sua carreira na área de entretenimento. Vinte e cinco anos depois, Vanessa formou-se na mesma Universidade de Syracuse.

Vanessa L.Williams começou a participar em concursos de beleza no início de 1980. Venceu o Miss Nova Iorque em 1983, e foi coroada como a primeira Miss América afro-americana. Pela primeira vez na história, uma Miss América foi alvo de ameaças de morte e racismo.

No Verão de 1984, dez meses depois de ter sido eleita Miss América, um escândalo rebentou na América. Um fotógrafo ameaçava que venderia as fotos que possuía de Vanessa Williams, nua com outra mulher, simulando, por exemplo, relações sexuais lésbicas.

Realmente, as fotos exisitiam. Foram tiradas em 1982, quando ela trabalhou como assistente e maquilhadora de Mount Kisco. De acordo com Vanessa, o fotógrafo Chiapel queria experimentar um "novo conceito de silhuetas com dois modelos.

As fotos foram oferecidas a Hugh Hefner, o editor da Playboy, que afirmou que a revista não se interessou, visto que as fotos não eram autorizadas. Dias depois, Bob Guccione, o editor da Penthouse, anunciou que a sua revista ia publicar as fotos na edição de Setembro. A revista comprou as imagens de Chiapel mesmo sem o consentimento de Williams.

Após dias de frenesim dos média e de ameaças dos patrocinadores para sair do concurso em 1985, a até então Miss sentiu-se pressionada pelo concurso e demitiu-se. Fez isso numa grande conferência de imprensa em 23 de Julho de 1984. O título passou posteriormente para Suzette Charles.

Vanessa já afirmou: "A melhor vingança é o sucesso". Com essa máxima, Vanessa Williams conquistou muito sucesso na área do entretenimento. Depois de um tempo longe das luzes da ribalta, assinou um contrato com uma produtora e gravou o seu primeiro álbum “The Right Stuff”, em 1988, com dois singles que conquistaram as pistas de R&B. O terceiro single, “Dreamin”, tornou-se um hit de pop que levou Vanessa Williams ao Top 10 no Billboard Hot 100. Disco de ouro nos Estados Unidos, “The Right Stuff” deu a Vanessa três prémios Grammy, entre os quais o de Melhor Artista Revelação.

O segundo álbum de Vanessa Williams, “The Comfort Zone”, tornou-se o maior sucesso da sua carreira, com várias músicas de grande sucesso, das quais se destaca “Save The Best for Last”, que esteve em primeiro lugar durante cinco semanas do top norte-americano, mas também alcançou esta posição na Austrália, na Holanda e no Canadá, tendo ainda estado nas primeiras posições do Japão e no Reino Unido. Este álbum vendeu 2,2 milhões de cópias e foi tripla platina nos Estados Unidos, ouro no Canadá e platina no Reino Unido: deu-lhe direito a mais cinco nomeações nos Grammys.

Tendo depois diversificado mais o estilo musical, passando a abraçar, além do pop e R&B, o jazz, o hip hop, o rock, a dance music, a música latina, etc., Vanessa Williams prepara-se já para o lançamento do seu décimo álbum, “The Real Thing”, tendo até hoje alcançado sempre muito sucesso com todos os seus passos musicais.

Mas também enquanto actriz Vanessa Williams tem tido boas prestações. No teatro, participou em “Kiss of Spider Woman”, da Broadway, em 1994, e foi nomeada para os Tony e Drama Desk Awards com “Stephen Sondheim’s Into the Woods”, que incluía músicas revistas pela própria Vanessa. E ainda participou em outras peças menores.

No cinema, interpretou variadas personagens. Ganhou o NAACP Image Award para Melhor Actriz num Filme Animado por “Soul Food”, em 1997. Participou também em “Harley Davidson and the Marlboro Man”, foi co-protagonista com Arnold Schwarzenegger no filme “Eraser” e entrou ainda em “Dance with Me”.

Só em 2007 regressou ao grande ecrã, desta vez com filmes independentes. Em “My Brother” ganhou uma nomeação de melhor actriz no Festival Internacional de Cinema de Harlem e no Festival de Cinema do Património Africano de Santa Bárbara, entre outros. Um dos seus filmes mais conhecidos acabou por ser “Hannah Montana: The Movie”, deste ano.

A carreira de Vanessa Williams na televisão é já longa. Começou logo em 1984, num episódio de “Love Boat” em que fazia dela própria, e começou a aparecer esporadicamente em outros programas de TV, como “T. J. Hooker”, “The Fresh Prince of Bel-Air”, “Saturday Night Live”, “Star Trek: Deep Space Nine”, “MADtv”, “Ally McBeal” e outros.

O protagonismo na televisão foi crescendo e o papel mais conhecido tornou-se o da série “Ugly Betty” (Betty Feia), que resultou numa nomeação para Melhor Actriz Secundária nos Emmys, dois anos consecutivos.

Reconhecida a nível mundial, nem só de trabalho se faz a sua vida. Vanessa Williams foi casada com Ramon Hervey II, entre 1987 e 1997, com quem teve três filhos: Melanie (1987), Jilian (1989) e Devin (1993).

Em Setembro de 1999 casou com Rick Fox, jogador da NBA, com quem teve uma filha, Sasha Gabriella (2000). Mas este casamento também não deu resultado, e o divórcio ocorreu em 2004.

Para 2009, “Hannah Montana, o filme” e “The Real Thing”, o álbum, estão a caminho.

Outras Personalidades

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Lauryn Hill
Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Oprah Gail Winfrey
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.Conta com dez telenovelas, sete filmes, uma mini-série e pelo menos cinco peças de teatro em seu currículo, além de actuações em séries e programas de televisão.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Pedro Mantorras
"O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras..

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.

Nelson Mandela
"Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro.

Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.