“Putin e eu discutimos muitos temas importantes na nossa reunião. Demo-nos bem, o que realmente incomodou muitos inimigos que queriam ver um combate de boxe. Grandes resultados virão”, escreveu Trump na rede social Twitter.

Após numerosas críticas por desautorizar as agências secretas dos Estados Unidos perante Putin na conferência de imprensa conjunta após a cimeira de Helsínquia, Trump afirmou na terça-feira que foi mal interpretado quando referiu que não entendia por que a Rússia teria interferido nas eleições de 2016 nos EUA.

De regresso à Casa Branca, o Presidente norte-americano afirmou que a sua intenção era afirmar que não via os motivos porque a Rússia “não será” responsável.

Mas hoje disse: “muitas pessoas ao mais alto nível dos serviços de informações gostaram da minha apresentação na conferência de imprensa em Helsínquia”.

“A reunião com a Rússia poderá ser, a longo prazo, um sucesso ainda maior” que a cimeira da NATO, disse ainda, numa referência ao encontro da Aliança Atlântica no qual participou uns dias antes em Bruxelas.

“Embora a reunião da NATO tenha sido um triunfo reconhecido, com milhares de milhões de dólares a mais a cargo dos países membros a um ritmo mais acelerado, a reunião com a Rússia poderá ser, a longo prazo, um sucesso ainda maior. Muitas coisas positivas sairão dessa reunião”, adiantou Trump.

A cimeira de Helsínquia foi a primeira entre os atuais presidentes russo e norte-americano.