Após um considerável período de ausência, a federação Moçambicana de Ténis foi readmitida à Federação internacional da modalidade (ITF), algo registado em Agosto último na sequência da participação de dirigentes federativos moçambicanos na Reunião Geral Anual do organismo que teve lugar em Washington, no Estado Unidos da América.

Nesta importante reunião do ITF, o nosso país esteve representado por Virgílio Tivane (Vice-Presidente da Federação) e Jonas Alberto (Presidente do Conselho Disciplinar), dirigentes que conseguiram viabilizar o regresso de Moçambique ao convívio da família do ténis internacional.

Esta readmissão permitirá a participação de Moçambique, ainda em 2010, em eventos de renome da modalidade, nomeadamente a 7ª Conferência Regional de Treinadores da ITF  (a ter lugar de 18 a 21 de Setembro em Pretoria, África do Sul), o Circuito da África Austral de Sub 12 & 14 (marcado para o  Botswana de 14 a 19 de Setembro) e no Campeonato Africano de Seniores (agendado para a Líbia de 4 a 7 de Novembro em Tripoli).

Para a conferência regional de treinadores, a Federação Moçambicana de Ténis em coordenação com o Clube de Ténis de Maputo vai enviar para Pretória, África do Sul, sete treinadores nacionais que mais tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade nomeadamente: Isac Nancha, Antonio Bulha, António Sábado, Claudino Nhumaio (de Tete), Joao Paulo Lobo, Laura Nhavene e Emidio Machaieie.

Segundo uma nota da FMT, será nesta conferência que se vai lançar o novo método de ensino denominado “tennis 10’s” aprovado na Reunião Geral Anual da ITF realizada em Washington. Este método consiste em introdução as crianças com menos de 10 anos de ténis em campos de tamanhos reduzidos e com bolas mais leves para que se torne o ténis mais divertido e fácil.

Em relação ao Circuito da África Austral de sub 12 & 14 em Botsuana, Moçambique vai fazer-se representar por Cláudia Sumaia (medalha de prata nos Jogos da CPLP), Fernando Sungate e Venâncio Bacião. Estes atletas serão acompanhados pelo treinador Isac Nancha.

Alfredo Lituri (Texto e Fotos)

SAPO MZ